Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Haverá um lado bom em fazer uma pesquisa sobre a saúde no Dr. Google?

Uma investigação que responde a esta questão aponta que quase metade dos indivíduos analisados admitem pesquisar frequentemente sobre o seu estado de saúde.

Haverá um lado bom em fazer uma pesquisa sobre a saúde no Dr. Google?
Notícias ao Minuto

14:00 - 20/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Diagnóstico

Encontrou uma pequena mancha vermelha no seu braço. Não sabendo o que é, foi à internet tentar perceber. Três horas, nove fóruns de saúde e quatro blogues depois, pondera a hipótese de ter cancro. Já lhe aconteceu?

O referido caso é bastante extremo, mas não negue ter ido, pelo menos uma vez, à internet à procura de respostas sobre o seu estado de saúde. Mas será que esta prática é aconselhada?

A informação disponível na internet é mais que muita e o problema está em pesquisar nas fontes erradas. Mais: substituir um médico especialista pelo Dr. Google é o pior que pode fazer à sua saúde, por questões óbvias. Mas ainda assim, a prática é vista como positiva, e tal é apontado após análise a uma considerável amostra, de entre a qual um terço admite fazer uma pesquisa prévia a qualquer consulta e 49% dos inquiridos refere que faz por se informar frequentemente sobre a sua saúde, usando a internet como meio para tal.

Se os especialistas da área veem a prática como positiva, é algo que a referida investigação não responde, já que se ficou no lado do paciente, mas a mesma levou a crer que, quando fazem uma pesquisa antes da consulta, os pacientes vão mais informados, minimamente mais conhecedores do tema em questão e melhor preparados para fazer as questões certas e perceber a informação que lhe é passada pelo médico.

Mesmo que o diagnóstico feito pelo médico aponte algo negativo, com a pesquisa prévia o paciente vai mais preparado e aceita melhor a informação médica, aponta o estudo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório