Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Risco de autismo aumenta com exposição a esta substância

Falamos do inseticida DDT que embora já tenha sido banido há décadas, os seus efeitos ainda são sentidos.

Risco de autismo aumenta com exposição a esta substância
Notícias ao Minuto

12:00 - 20/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Má gestação

O composto diclorodifeniltricloetano é um inseticida barato e eficaz a curto prazo mas cujas consequências a longo prazo fazem deste um químico desaconselhado que, aliás, foi banido de vários países, Portugal inclusive, principalmente por por em causa o normal desenvolvimento de certas espécies.

Patenteado nos anos 30, a sua utilização até à década de 90, sensivelmente, fez com que resíduos da substância possam ser ainda hoje encontramos no solo e água algo com risco para o feto, que não é, neste sentido, protegido pela placenta e pode levar ao desenvolvimento de autismo.

A consequência agora apontada junta-se à lista de desvantagens já apontadas em anteriores estudos, como os tremores, convulsões ou cancro, desenvolvidos principalmente depois da segunda guerra mundial, altura em que o inseticida em questão era mais usado. Contudo, nos anteriores estudos apenas se analisou as consequências diretas em cada indivíduo e não em novas vidas posteriormente geradas.

Diz o brasileiro ‘Veja’ que as toxinas são encontradas no sangue da mulher grávida sendo tanto maior o risco quanto maior for a presença do composto, como se confirma pela análise de dados recolhidos entre 1987 e 2005.

Embora o risco seja apontado, os autores do estudo não conseguem ainda esclarecer como se processa a associação entre o composto químico em questão e a referida doença, ainda que se aponte o baixo peso e nascimento prematuro dos bebés afetado bem como a afetação cerebral causada por algumas substâncias químicas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório