Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Se usa lentes de contacto, este é um hábito que tem de deixar de seguir

O que faz às suas lentes descartáveis quando a validade termina? Pois, é aí que pode estar o problema.

Se usa lentes de contacto, este é um hábito que tem de deixar de seguir
Notícias ao Minuto

11:00 - 20/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Práticas ambientais

Para onde vão as lentes de contacto quando a sua validade termina? Esta foi a questão feita pelo engenheiro e ativista Rolf Halden, que sentiu curiosidade no assunto por também ele usar lentes de contacto. Não havendo investigações que lhe respondessem, o membro da Universidade do Estado do Arizona avançou com o seu próprio estudo, que lhe permitiu chegar a chocáveis conclusões.

Ao que parece, 20% das lentes de contacto usadas a nível mundial são deitadas pelo autoclismo, o que se traduz num péssimo hábito a nível ambiental.

Apesar da estimativa mais global, Halden ficou-se no caso norte americano,que lhe permitiu apontar que cerca de 3,36 biliões de lentes de contacto são anualmente deitadas fora pelo cano do autoclismo, o que resulta em 23 toneladas de plástico de lentes de contacto.

Nos canos em questão há filtros que impedem a passagem de certos objetos mais volumosos, mas porque as lentes de contacto são pequenas e flexíveis, passam facilmente por tais filtros, acabando no mar.

Como se esperava, o plástico usado nestes acessórios não é biodegradável, permanecendo por largos anos, contudo, as lentes não se mantêm intactas. Em vez disso, partem-se em vários fragmentos que tornam a sua inserção em microrganismos facilitada – seja no mar, onde são confundidas com alimentos, como em terra, onde se fundem na terra que serve de ecossistema para a flora.

Posto isso, o engenheiro aconselha a que passe a deitar fora as lentes de contacto diretamente no lixo. Além disso, seria positivo que as empresas de fabricação destes produtos tivessem em consideração a necessidade de alertar os seus consumidores para os riscos para o planeta associados à má prática referida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório