Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

No Dia Mundial do Mosquito, conheça os seus perigos

Sabe que uma picada de mosquito pode ser um meio de transmissão de doenças? E que há quem seja alérgico a tais picadas?

No Dia Mundial do Mosquito, conheça os seus perigos
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Insetos

Dia 20 de agosto, o dia em que se ‘celebra’ algo que não agrada a ninguém, mas a escolha por esta data para assinalar mundialmente o Mosquito deve-se ao médico britânico Sir Ronald Ross que no final dos anos 80 descobriu nestes insetos a capacidade de transmissão de malária.

Conforme a espécie de mosquito, estes podem também transmitir febre amarela, o vírus zika ou outras doenças, algumas das quais ainda sem tratamento, razão pela qual a prevenção é essencial.

O repelente é a melhor forma de o fazer, que não deve descurar em qualquer situação em que está em ambiente mais propício como jardins, matos ou florestas, principalmente próximo do mar ou rio, altas temperaturas e luz artificial, por exemplo, como quando está em acampamento. Os mosquitos preferem peles escuras, sangue mais quente e ambientes noturnos, mas tudo isto é relativo, não havendo que esteja completamente livre das incómodas picadas. Existem repelentes em sray e em stick, sendo este segundo menos ‘pegajoso’ e por isso mais indicado por uma questão de conforto.

Depois da picada, e embora não tratem os casos de transmissão de doenças, há produtos que aliviam a irritação na pele no momento imediato e posterior – só tem que garantir que resiste à tentação de coçar a picada. Aos mais sensíveis, a quem a irritação permanece por mais tempo, a toma de um antiestamínico pode também ser opção para se livrar dos efeitos deste problema que parece nunca falhar de verão a verão.

Mas então, como se processam as picadas?

As picadas são apenas feitas por parte das fêmeas, que sugam o sangue de humanos ou animais para nutrir os seus ovos. Ao picar, injetam saliva para evitar a coagulação sanguínea, que origina a sensação se irritação, pele inchada e vermelha.

No caso de picar alguém infetado, o mosquito ‘recolhe’ o parasita responsável pela doença, além do sangue em si, que transporta para a sua próxima vítima.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório