Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Ver emails fora do horário de trabalho é "nocivo e criminoso"

Trabalhar durante as folgas pode aumentar os níveis de stress e de ansiedade, para além de prejudicar as relações familiares, amorosas e de amizade.

Ver emails fora do horário de trabalho  é "nocivo e criminoso"
Notícias ao Minuto

21:30 - 17/08/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Desligue-se

De acordo com um grupo de investigadores da Virginia Tech University, nos Estados Unidos, a mera expectativa de monitorizar as mensagens que chegam por e-mail fora do horário de trabalho é tão stressante e angustiante quanto abrir e responder às ditas mensagens.

Os académicos salientam que o hábito pode gerar ansiedade extrema não apenas para o trabalhador, mas também para as pessoas à sua volta, como cônjuges e filhos.

O estudo é o primeiro a identificar esse fenómeno que traz implicações para um número considerável da população mundial.

Porém, já no ano passado uma pesquisa tinha sugerido que a simples proximidade com o smartphone pode ser uma distração e afetar a capacidade cerebral, dificultando o relaxe e a concentração no que se está a passar à sua volta.

Já a análise dos dados de centenas de trabalhadores que participaram na pesquisa conduzida pela Virginia Tech revelou que, mesmo nas horas vagas, eles mantinham o hábito de verificar as mensagens constantemente.

“Alguns funcionários admitiram monitorizar os seus e-mails de trabalho de hora em hora ou mesmo em intervalos menores, o que resultou em níveis mais altos de ansiedade e de conflito com as pessoas que os rodeiam”, disse William Becker, co-autor da pesquisa, ao Medical Daily. 

Essa expectativa frequente de estarmos sempre em contacto resulta numa tensão galopante e a longo prazo detrimental para a saúde física e mental. “Se pararmos o que estamos a fazer com a família, amigos ou parceiros, para verificar constantemente o telefone, passamos uma mensagem de que essas pessoas não são assim tão importantes".

"Trata-se de um comportamento nocivo e criminoso"

Se isso não for resolvido, a tendência é piorar, possivelmente causando esgotamentos mentais, pedidos de demissão e muito mais problemas nos relacionamentos”, completou Becker em entrevista à publicação The Guardian.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório