Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Indústria cruelty free ganha terreno com chip que substitui teste animal

O método é usado pelo grupo brasileiro ‘O Boticário’ e simula vários órgãos humanos

Indústria cruelty free ganha terreno com chip que substitui teste animal
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Beleza

Os testes de cosmética em animais é prática proibida na Europa, mas obrigatória na China, uma realidade que leva a grande controvérsia sobre o tema, de que é exemplo a L’Oreal, marca que admite

No âmbito do Dia Internacional do Animal de Laboratório, que marcou o passado 24 de abril, o Notícias ao Minuto falou com Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa que admitiu que “existe atualmente procura e investimento para métodos alternativos à experimentação animal, uma procura que se justifica principalmente pela baixa fiabilidade que trazem os testes em animais”.

Um cenário alternativo passa por exemplo pela utilização de órgãos artificiais humanos, estudos epidemiológicos, modelos matemáticos e computacionais de previsão, como enumerou Nuno Alvim. Opções que, no entanto, ainda não são as preferidas pela indústria de cosmética que, apesar de tudo, tem vindo a crescer e a tornar-se mais consciente, com maior interesse nestes produtos alternativos mais amigos do ambiente.

Como reflexo da crescente investigação científica e tecnológica neste sentido, a Fashion Network refere o método que o grupo ‘O Boticário’ passou a usar. Trata-se de um chip que simula órgãos humanos e é capaz de detetar alergias geradas pela utilização de produtos de beleza e cosmética.

De momento, a marca foca-se no teste de perfumes, mas o uso dos chips não se limitará nestes produtos.

Do grupo Boticário fazem parte mais três marcas, além da homónima, entre as quais a ‘Quem disse Berenice?’, também presente em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório