Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Duche após o treino, é claro. Mas sabe ao certo como o fazer?

Porque é preciso e porque relaxa. Todos sabem quem um deixo é obrigatório após um treino, mas há certos aspetos a considerar.

Duche após o treino, é claro. Mas sabe ao certo como o fazer?
Notícias ao Minuto

14:30 - 16/08/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

A resposta à pergunta ‘sabe tomar duche?’ pode parecer demasiado óbvia, mas como em todos os hábitos rotineiros, queremos tirar o maior partido da atividade que, por nos ser tão comum, por vezes nem pensamos em como atuamos na mesma.

No caso do duche, e especificamente após um treino, há dicas a considerar (não queira sair do banho com a sensação de que ainda está a transpirar), sem que tenha de investir ou mudar muito os seus hábitos.

- Espere cinco minutos entre o final do treino e o duche: mesmo no ginásio, faça por garantir este intervalo de tempo, essencial para que o corpo retome o seu batimento cardíaco, acalme e consequentemente o corpo esfrie e o suor reduza.

- Prefira a água fria: Se possível durante todo o duche, já que é mais saudável para a pele e cabelo, ou pelo menos no início. Durante o treino, os poros abrem e as veias dilatam e será com a água fria que retomam à sua forma normal. Desta forma, está também a precaver varizes.

A alemã hansgrohe, marca especializada em aparelhos de duche, sugere ainda os duches de contraste que variam entre água quente e fria, o que ajuda a fortalecer o tecido conjuntivo.

- Relaxe no gelo: Para os treinos mais profissionais e/ou intensos, faça por recriar um banho de gelo em casa. Encha a banheira com água fria e junte o máximo de pedras de gelo que conseguir, para reduzir a tensão dos próprios músculos evitando assim a rotura do tecido muscular. Além disso, e uma forma relaxante de acalmar a dor.

- Como alternativa, opte por uma sauna: Um banho muito quente, num ambiente que sugira uma sauna (ou mesmo uma sauna verdadeira, presentes em alguns ginásios” também é um bom método para relaxar ao mesmo tempo que melhora o fluxo sanguíneo. Entre um e outro, a melhor opção será sempre aquela que lhe for mais prazerosa. É este, no final de contas, o maior objetivo destes métodos durante o duche.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório