Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Onde se esconde o cancro? A resposta pode levar a método para o combater

Obesos são mais propensos a desenvolver alguns tipos de cancro, mas um grupo de investigadores não se ficou por aí e analisou a presença de células cancerígenas em tecidos gordos e compreenderam a sua forma de atuação.

Onde se esconde o cancro? A resposta pode levar a método para o combater
Notícias ao Minuto

11:15 - 16/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Oncologia

As células cancerígenas preferem crescer em tecidos com gordura. Esta associação está comprovada e serviu de ponto de partida para um estudo americano que abre portas a possíveis nova formas de tratamento do cancro.

A preferência por tecidos gordos, por parte do vírus, deve-se à presença de mais energia que leva a que os melanomas se apoderem dos lípidos (responsáveis pela acumulação de energia celular), “se tiverem esta possibilidade, e depois migrar para tecidos ricos em células gordas”, explica Richard White, cientista e autor do referido estudo.

É por se desenvolverem mais rápido neste ambiente que as células cancerígenas ‘preferem’ corpos com maior gordura, estando os indivíduos com excesso de peso mais propícios ao desenvolvimento da doença. A prevenção através de uma redução de peso é óbvia, neste sentido, mas não é este o aspeto em que o grupo de investigação mais se focou. Pelo contrário, analisaram a atuação de tais células em tecido gordo, esperançosos de que o seu comportamento pudesse ser contrariado e, assim, a doença combatida.

A proposta passou pela injeção de FAPT (uma droga que bloqueia a ação proteica nas células) em peixes-zebra, que serviram de objeto de estudo pela forma como desenvolvem melanoma, que é semelhante à de no ser humano. Ora, tal droga impediu que as células se apoderassem dos tecidos gordos e consequentemente não se desenvolvessem tão rápido como anteriormente.

Porque as células afetadas pelo cancro atuam no sentido de contrariar o sistema imunitário, que deixa de ver o cancro como uma ameaça e por isso ‘deixa-se’ ser apoderado pelo mesmo, procurar solucionar o problema pela via inversa poderá ser uma eficaz solução.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório