Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Acne: Será também esta uma consequência do consumo de açúcar?

A alimentação reflete-se no nosso aspeto, e o estudo de que aqui se fala comprova-o.

Acne: Será também esta uma consequência do consumo de açúcar?
Notícias ao Minuto

15:15 - 14/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Problemas

Não há dúvida de que a alimentação que levamos reflete-se no nosso aspeto, neste sentido, muitos são os que alegam uma melhor pele após mudar de alimentação. Tal acontece naturalmente quando se passa de um exagerado consumo de alimentos processados para produtos bastante mais naturais.

Do caso mais generalizado de uma pele baça para uma maior tendência a desenvolver acne, a questão que o The Atlantic coloca passa pela associação entre o consumo de açúcar e o desenvolvimento de acne – que normalmente diminui e desaparece após a adolescência.

A análise ficou-se em diversos estudos onde é comum à maioria a noção de que as dietas afetam de facto o acne, sendo os alimentos ricos em gordura os que mais propiciam o desenvolvimento desta condição de pele.

É nos estudos mais recentes que mais se específica o caso do açúcar: “deitas com alto nível glicémico relacionam-se com elevado aumento de acne em certas pessoas”, refere o autor da investigação e professor de dermatologia na Universidade de Texas. A explicação baseia-se na elevada concentração de óleos que resultam dos altos níveis de glicemia e têm como consequência as borbulhas, ou acne.

Mas o problema não poderá ser facilmente contornado com a simples eliminação de açúcar da sua alimentação, já que há outros alimentos ricos em glicemia como batata, pão branco ou arroz branco.

O pico de glicemia resulta também em picos de insulina, que aumentam a concentração de células produtores de óleos naturais, estimulando ainda mais o acne.

A piorar esta condição, só se juntar à sua rotina alimentar produtos lácteos como leite animal, iogurtes ou queijos.

Sente que, com base nesta investigação, não tem como fugir do acne? Manter o consumo de tais produtos em doses reduzidas e focar a sua alimentação em produtos naturais, onde os legumes, frutas e vegetais protagonizam, a par de uma boa hidratação, será o ideal para que a sua pele reflita tais bons hábitos alimentares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório