Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Quem mais procura a felicidade, mais emoções negativas atrai, diz estudo

A conclusão da investigação é clara: Pare de tentar ser feliz.

Quem mais procura a felicidade, mais emoções negativas atrai, diz estudo
Notícias ao Minuto

14:30 - 14/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Estudo

Existe o direito de ser feliz e os livros de auto-ajuda (cujas vendas aumentaram, segundo a Time) estão por todo o lado. Ainda assim, um estudo feito a uma amostra americana revela que apenas 33% da população se considera feliz.

Porquê? Estamos a tentar demasiado e a obsessão pela felicidade impede que cada indivíduo desfrute da simples felicidade para a procurar continuamente, o que acaba por atrair as emoções opostas à que se procura.

As conclusões apresentadas no ano passado serviram de ponto de partida para outro estudo, agora publicado na Psycnet e intitulado ‘Pode uma cultura de felicidade falhar por ruminação?’. Ruminação é um termo que, a nível psicológico, indica a tentativa constante e repetitiva que impede o desenvolvimento e superação de certo problema.

O autor do estudo, psicólogo social na Universidade de ciências psicológicas de Melbourne, na Austrália, explica que, obviamente, a felicidade é algo positivo, mas vê-la como objetivo a alcançar leva normalmente ao falhanço. “Quando as pessoas colocam a si próprio a pressão de atingir a felicidade que vê nos outros, o resultado normalmente apresentado é o contrário”, refere.

Pelo contrário, aceitar a momentânea infelicidade leva a uma menor pressão e a uma vida mais saudável, verdadeira e consequentemente mais feliz. Em suma, o falhanço é parte do caminho para a felicidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório