Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

E se a hemofilia tiver cura? Especialistas aproximam-se desta hipótese

Até então, este problema de sangramento prolongado era visto como uma condição para a vida toda, mas a medicina pode estar mais perto de encontrar a sua cura.

E se a hemofilia tiver cura? Especialistas aproximam-se desta hipótese
Notícias ao Minuto

13:45 - 14/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hemofilia

O possível tratamento ainda está em fase de testes e deixa os investigadores reticentes por o sucesso comprovado poder ser apenas temporário, ainda assim, a investigação é promissora e merece uma análise mais profunda, não fosse a hemofilia, até então, vista como um problema a lidar até ao fim da vida.

Falamos de uma condição que inibe o organismo de produzir coágulos de sangue, ou seja,a forma mais sólida desta substância que impede o sangramento constante. Pela impossibilidade de os criar, são comuns as hemorragias espontâneas, que podem começar a partir dos três anos de idade, ainda que diagnosticadas durante a gestação.

O tratamento da hemofilia passa pela prevenção e administração do coágulo em falta (se uma pessoa sem a doença conta com 80% do fator de coagulação, um doente hemofílico conta com apenas 5% e por isso tem de o administrar forçosamente.

Embora hoje seja possível viver-se com tal doença e Zero Hemorragias (é este o título da campanha portuguesa que alerta para esta questão, de que falamos aqui), a procura por um tratamento que ponha fim à doença é uma constante desde há várias décadas.

A porta para a cura passa pela genética, já que é dos genes que advém o problema, e a investigação que atualmente mais se aproxima do sucesso está longe de ser perfeita, como admitem os seus autores: o vírus injetado no organismo do doente, que altera geneticamente a célula em questão, pode ser administrado apenas uma vez, logo, se o doente perder os seus benefícios deixa de poder prosseguir com o tratamento.

Como se referiu, os testes encontram-se ainda em fase prematura, mas a opção pela sua divulgação justifica-se pelo importante passo alcançado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório