Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A razão embaraçosa pela qual os homens têm melhor sentido de orientação

De acordo com um estudo realizado pela University College de Londres, e partilhado pela BBC News, os homens têm um sentido de orientação mais apurado do que as mulheres, mas aparentemente não há, qualquer razão para que se orgulhem desse resultado.

A razão embaraçosa pela qual os homens têm melhor sentido de orientação
Notícias ao Minuto

08:06 - 15/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Evolução humana

Isto porque, segundo os investigadores, a diferença tem mais a ver com discriminação e oportunidades desiguais do que com qualquer habilidade inata.

Os resultados resultam de uma pesquisa sobre um teste para demência e deram uma visão sem precedentes sobre o sentido de direção dos indivíduos ao redor do mundo.

Perder a orientação é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

Aquela pesquisa inédita foi realizada com o auxílio de um jogo de computador, o Sea Hero Quest, que contou com a participação de mais de quatro milhões de jogadores.

Homens versus mulheres

O jogo regista, anonimamente, o senso de direção e a capacidade de navegação do jogador. Os cientistas analisaram os dados de 2,4 milhões de pessoas que jogaram com o Sea Hero Quest.

Ao analisar o comportamento desses milhões de jogadores, os cientistas reparam que em média os homens se revelaram muito melhores a navegar do que as mulheres. Mas por quê?

Hugo Spiers, um dos autores do estudo, acredita ter encontrado a resposta examinando dados do Índice de Diferença de Género do Fórum Económico Mundial.

"Nos países onde existe uma grande igualdade entre homens e mulheres, a diferença de desempenho entre os mesmos no nosso teste de navegação espacial é muito pequena, mas quando há alta desigualdade de género, essa diferença (identificada no jogo) é muito maior", acrescenta o investigador, observando que "isso sugere que a cultura em que as pessoas vivem influencia as suas habilidades cognitivas, assim como o nível de discriminação sexual a que são expostas desde crianças".

O jogo permitiu ainda identificar que Dinamarca, Finlândia e Noruega têm as melhores habilidades de navegação do mundo, mas ainda não está claro por quê.

Os investigadores aperceberam-se igualmente que o senso de direção entra em constante declínio depois da adolescência. E, ainda, que pessoas em países mais ricos também tendem a ser melhores navegadoras.

A popularidade do jogo transformou a experiência naquele que é o maior estudo – até ao momento – sobre a demência no mundo inteiro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório