Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alimentação variada ou restrita, o que é mais indicado?

Comer de forma variada e equilibrada (ainda é) a chave para uma boa alimentação. Mas as tendências alimentares, que restrijem em muito os hábitos, parecem ganhar protagonismo. No objetivo de comer saudável, o que é, afinal, mais aconselhado?

Alimentação variada ou restrita, o que é mais indicado?
Notícias ao Minuto

09:30 - 13/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hábitos

Não comer glúten, não comer carne, não comer hidratos de carbono ou não comer lacticínios. Muitas são as restrições alimentares que surgem de mãos dadas com a promessa de que é assim que se perde peso ou se consegue uma alimentação mais saudável.

Mas quando se chega ao extremismo ou não se sabe por que substituir aquilo que se eliminou da rotina alimentar, o resultado pode não ser o melhor, acabando numa alimentação que não satisfaz as necessidades do organismo do ser humano.

Do mesmo modo, quando a escolha é muita o indivíduo tem tendência a piores escolhas. É esta a principal conclusão de um estudo avançado pela Associação Americana do Coração. A tentativa de uma alimentação variada, que inclua todo o tipo de alimentos, pode não ir ao encontro do esperado - leia-se, um maior aporte calórico que leva ao aumento de peso e hábitos alimentares pouco saudáves.

Tal acontece, por exemplo, quando a tentativa de uma alimentação variada traduz-se num prato rico em mais do que um tipo de grãos ou proteína. Além disso, quem segue uma dieta mais variada tende a consumir mais alimentos processados ou açúcares refinados, segundo o referido estudo. Mas mesmo que os alimentos processados e menos saudáveis não sejam consumidos, uma alimentação muito variada associa-se a um maior aporte de calorias e aí a justificação é simples: quando maior a oferta, mais se come.

Então, que regra seguir?

Dizem os investigadores do referido estudo que uma alimentação variada deve sim ser seguida, mas com restrição. Ou seja, garant vários tipos de proteína, vegetais, fruta e hidratos na dispensa, mas na hora de preparar o prato, cinja-se a apenas um ou dois de cada tipo, conforme as necessidades do seu corpo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório