Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Gostaria que fosse Natal o ano inteiro? Saiba o que isso diz sobre si

É daqueles que mal pode esperar para retirar as decorações de Natal da despensa, montar a árvore e entrar no típico frenesim festivo? E sim, sabe que ainda estamos em agosto… Bem, a ciência aponta que estes indivíduos são sem dúvida menos stressados e ansiosos e de facto, muito mais felizes.

Gostaria que fosse Natal o ano inteiro? Saiba o que isso diz sobre si
Notícias ao Minuto

07:00 - 13/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Afinal, quando é cedo demais para começar a montar as decorações de Natal? A questão polémica divide há muito a nação e provavelmente o mundo inteiro.

Sim, agosto é com certeza demasiado cedo. Porém para os natalícios mais aficionados outubro e novembro já são meses convidativos para o inicio das típicas decorações… verdade seja dita, para horror de muitos.

Todavia, e aparentemente, aqueles que desejam que seja Natal durante o ano inteiro são mais felizes e menos ansiosos, garantem os especialistas.

Em declarações ao The Sun, o psicólogo britânico Steve McKeown, explicou que as pessoas que entram num frenesim festivo e começam a decorar assim que sopra o primeiro vento frio fazem-no sobretudo devido a sentimentos de nostalgia.

E disse: “Num mundo onde impera o stress e a ansiedade muitos indivíduos gostam de associar coisas que os fazem felizes e para muitos as recordações de Natal evocam sentimentos e lembranças fortes relativas à infância”.

Acrescentando: “As decorações são dessa forma como se de um portal se tratassem para as emoções mágicas de outros tempos e a excitação então sentida. Querer montar a árvore de Natal antes do tempo reflete uma necessidade e ânsia por essas sensações perdidas”.

A psicoterapeuta Amy Morin referiu ainda como a época natalícia acaba por ser o momento do ano no qual as pessoas se sentem mais conectadas com o seu passado e com os entes queridos que já perderam.

“E mais, talvez olhar para a árvore de Natal lembre a estes indivíduos de uma época na qual a vida era mais simples e ainda acreditavam no Pai Natal”, salienta Morin.

“Sim, estas pessoas querem que seja sempre Natal – em março, agosto ou em outubro – porque normalmente os sentimentos de nostalgia remetem a uma felicidade perdida praticamente inatingível no momento presente”, concluiu a especialista.

Agora já sabe, não precisa de desculpas se lhe apetece celebrar o Natal durante o ano inteiro!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório