Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Químicos das tatuagens podem ser proibidos por risco desta doença

Os especialistas temem que algumas das tintas usadas possam não só causar alergias severas, como o aparecimento de cancro.

Químicos das tatuagens podem ser proibidos por risco desta doença
Notícias ao Minuto

10:00 - 09/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Os químicos presentes nas tatuagens poderão ainda provocar alterações no ADN e causar infertilidade.

E agora a União Europeia pretende restringir o uso de alguns dos ingredientes utilizados nessas tintas por receio que possam estar a propiciar o aparecimento de doenças cancerígenas.

A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), já tinha reportado no ano passado que “é sabido que as tintas usadas nas tatuagens contêm substâncias cancerígenas e abrasivas para a pele”.

Porém, e de facto, ainda não terá sido estabelecida uma ligação direta entre fazer tatuagens e o desenvolvimento de cancro.

Mark Blainey, da ECHA, disse: “ A composição de algumas destas tintas e de produtos de maquilhagem permanente está a gerar uma preocupação crescente, sendo já uma questão de saúde pública”.

Um relatório da ECHA já apurou que existe uma ligação direta entre a tinta vermelha e o aparecimento de dermatite, devido à alta concentração de sulfureto de mercúrio.

As cores: vermelho, azul, verde e roxo, foram aliás destacadas por apresentarem um maior risco de provocarem sulcos na pele, denominados de granulomas.

O periódico médico BMJ Case Reports alertou no passado mês de junho que os indivíduos com sistemas imunitários fragilizados, incluindo doadores de órgãos, estão particularmente em risco ao serem submetidos a tatuagens.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório