Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vai de férias no outono? Opte pelo Nepal: Leveza no espírito e na mochila

Outubro e novembro são dois dos meses mais indicados para fazer trekking.

Vai de férias no outono? Opte pelo Nepal: Leveza no espírito e na mochila
Notícias ao Minuto

12:00 - 11/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Destinos

Entre a China e a Índia, o Nepal é o resultado da união de 72 comunidades distintas. Com deslumbrantes paisagens montanhosas, nomeadamente a da maior cordilheira, os Himalaias, o país é um local de eleição para os amantes de aventura e da natureza.

Uma das mais populares atividades do Nepal é o trekking, caminhada de longa duração que por vezes implica dormir em diversos locais, em abrigos ou tendas. Em certos locais do Nepal, como nas cordilheiras de Annapurna ou no Everest, é necessária uma licença para praticar esta atividade, que é tratada no destino.

“Os meses de março, abril, outubro e novembro são os mais indicados para fazer trekking devido às temperaturas mais suaves e dias mais secos e solarengos que nesta altura se fazem sentir nas zonas altas do Nepal”, explica Tânia Neves, viajante profissional que lidera grupos de ida a este país, na agência de viagens The Wanderlust. Independentemente das condições meteorológicas, esta é uma atividade que acarreta sempre alguma preparação.

Em termos de roupa, são recomendadas peças quentes, respiráveis e confortáveis. 'Camadas' é a palavra de ordem. Um casaco de penas (down jacket), camisas de lã merino, gorro, meias de algodão e luvas são indispensáveis. Sugere-se a utilização de botas de montanha com um bom apoio de tornozelo, para evitar lesões, , e que também sejam impermeáveis, para manter os pés secos e confortáveis nas longas caminhadas.

Para além de roupa adequada, é importante não esquecer alguns acessórios. “Os caminhos do Nepal exigem protetor solar 50+, batom do cieiro e óculos de sol polarizados. Uma lanterna, preferencialmente de cabeça, um cantil de água, papel higiénico, um lençol para colocar no saco cama e toalhitas são igualmente itens que não podem ficar de fora quando estamos a preparar a bagagem para esta viagem. Levar medicação, principalmente para prevenção do mal das montanhas, é imperativo”, aponta Tânia Neves.

Tudo isto deve ser colocado numa mochila com, no máximo, de oito a 12 quilos, dependendo do peso de cada um.

A próxima viagem orientada por Tânia com destino ao Nepal inclui um percurso de trekking pelos Himalaias, durante cinco dias, que passará junto do antigo reino de Mustang, uma zona que esteve fechada ao público até recentemente. O ponto mais alto do trekking será um templo budista-hindu, a 3710m, perto da sauna que fica a maior altitude do mundo, de acordo com o Guinness. Ao longo do percurso serão feitas paragens em checkpoints, locais de segurança, onde existirá água potável.

O início da experiência está marcado para 6 de outubro e termina no dia 20 do mesmo mês. O custo da inscrição pode ser feita no site da agência até dia 22 de agosto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório