Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Com preguiça? Saiba o que é o cronotipo e descubra o seu

Já diz o ditado que ‘Deus ajuda quem cedo madruga’ - ou nem por isso… Se para alguns acordar cedo é algo natural e um sinónimo de bem-estar para outros o despertar matutino é sem dúvida uma tortura. Mas porque isto acontece? Ao que parece tudo depende do seu cronotipo, dizem os investigadores.

Com preguiça? Saiba o que é o cronotipo e descubra o seu
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/08/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Tic-tac

De acordo com a BBC News, e segundo o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, em Espanha, o cronotipo é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.

Cientificamente, o cronotipo é a sincronização dos chamados ritmos circadianos, ou seja, o ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas que ocorre na maioria dos organismos vivos. Sendo por isso, que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite.

A melatonina, hormona que também induz o sono, é responsável por administrar essa energia. Esta é libertada no escuro e determina em que momento do dia estamos mais despertos e produtivos. É em função das fases de produção dessa hormona que os indivíduos apresentam diferentes cronotipos.

A saber:

Cronotipo matutino: o pico de produção de melatonina ocorre antes da meia-noite. São indivíduos que precisam ir para a cama cedo e são mais ativos nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22h e as 6h da manhã. De acordo com o IiMEL, 25% da população é matutina.

Cronotipo vespertino: o pico acontece bem mais tarde, às 6h da manhã. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até ao início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h. Corresponde a 25% dos indivíduos.

Cronotipo intermediário: a metade restante da população apresenta um cronotipo médio, ou seja, o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã. Dormem geralmente entre meia-noite e 8h da manhã.

Relevância 

Saber em que momento do dia o nosso corpo está mais desperto é importante para organizar e realizar as atividades diárias. Se tem um cronotipo vespertino e necessita de executar uma tarefa importante, talvez levantar cedo não seja uma boa ideia, e deva ir para a cama um pouco mais tarde.

Se sabe quando as suas funções cognitivas estão no auge, os horários de trabalho e descanso podem ser planeados de forma mais conveniente.

"Atualmente, muitas empresas que oferecem turnos diferentes estão interessadas em conhecer o cronotipo de cada funcionário, por meio de questionários, para que eles sejam mais eficientes e produtivos e haja menos risco de acidentes", afirmou Darío Acuña Castroviejo, diretor do IiMEL, à agência EFE.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório