Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Será que os cães conseguem entender aquilo que diz?

Uma nova pesquisa aponta que sim: o seu cão consegue de facto entender aquilo que está a dizer. E sim, mesmo quando lhe diz num tom animado que vai ao veterinário, não o está a enganar…

Será que os cães conseguem entender aquilo que diz?
Notícias ao Minuto

15:00 - 06/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

O estudo partilhado pela publicação The New York Times, apurou que o cérebro canino é capaz de processar a fala de modo semelhante à dos humanos, entendendo tanto o significado das palavras como o seu tom.

Para efeitos daquela pesquisa, um grupo de cientistas húngaros treinou 13 cães para que permanecessem por um período de tempo limitado sentados dentro máquinas de ressonância magnética, enquanto falavam com eles.

Os investigadores falaram com os animais usando palavras e sons diversificados – alguns dos vocábulos eram positivos e tinham igualmente uma entoação positiva, outros não tinham qualquer nexo e denotavam também uma entoação positiva, e certas palavras positivas não tinham qualquer inflexão.

Os cientistas concluíram que o hemisfério esquerdo do cérebro dos cães detetava o significado das palavras, independentemente da entoação, associando palavras com experiências positivas ou negativas. Basicamente procedendo do mesmo modo que o dos seres humanos.

“Os dados apurados mostram que para os cães, um elogio pode funcionar como uma recompensa, mas funcionará melhor se a entoação de ambas as palavras corresponder”, referiu o líder do estudo, o professor Attila Andics num comunicado. “Os cães não só conseguem distinguir o que dizemos, mas como o dizemos, conseguindo combinar os dois, para uma interpretação correta do que essas palavras realmente significam”, acrescentou.

Por isso já sabe, a próxima vez que ligar ao veterinário garanta que o seu amigo de quatro patas não está na mesma divisão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório