Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Fãs de fantasia e ficção científica são mais românticos, aponta estudo

Pesquisa sugere que estes indivíduos têm uma atitude mais realista relativamente aos relacionamentos amorosos, menos num aspeto...

Fãs de fantasia e ficção científica são mais românticos, aponta estudo
Notícias ao Minuto

12:30 - 06/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alerta

Se está à procura do par ideal, então talvez queira colocar os fãs de filmes e de literatura de fantasia e de ficção científica no topo da sua lista.

É esta pelo menos a conclusão de um novo estudo, que aponta que os fãs daqueles géneros apresentam uma atitude mais sofisticada quando se trata de relações intimas, comparativamente a quem prefere outros tipos de ficção, tais como suspense ou até romance.

O estudo analisou um universo de 404 adultos – 230 mulheres e 179 homens – todos eles recrutados via online.

Os participantes foram questionados relativamente a uma série de afirmações sobre crenças comuns e irrealistas acerca de relacionamentos, incluindo: “desentendimentos são destrutivos”, “é expetável ler a mente do parceiro”, “as pessoas não mudam”, “os sexos diferem” e “a expetativa de atingir a perfeição sexual”.

Usando uma escala de seis pontos, de verdadeiro a falso, os participantes classificaram 40 inferências tendo como base os cinco pontos anteriores, tais como “quem tem uma relação próxima consegue pressentir as necessidades do outro como se lhe conseguissem ler a mente”.

Os fãs ávidos de fantasia e de ficção científica mostraram-se menos predispostos a concordarem com crenças pouco realistas, garantiram os investigadores, liderados pela psicóloga, Stephanie C. Stern, docente na Universidade de Oklahoma.

Notavelmente, o único mito ao qual a maioria dos fãs de sci-fi sucumbiram foi a declaração proposta acerca da possibilidade de atingir a perfeição sexual.

A pesquisa norte-americana foi publicada no periódico Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório