Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, o que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar?

Fumar tem efeitos devastadores no organismo, e abandonar o vicio pode provocar quase de imediato uma melhoria massiva no seu estado de saúde e bem estar geral – mas, afinal o que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar? Minuto a minuto, dia a dia, mês a mês e ano após ano...

Afinal, o que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar?
Notícias ao Minuto

21:33 - 03/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Carreira

O tabaco liberta milhares de químicos nocivos no organismo, que podem causar danos letais nos pulmões, coração e noutros órgãos.

Quando se abandona o vicio, o sentido de olfato começa progressivamente a voltar, a respiração melhora, assim como os níveis de energia, a aparência da pele e dos dentes.

De acordo com a organização britânica Cancer Research UK: “Cada cigarro aceso liberta um cocktail de mais de cinco mil químicos diferentes, muitos dos quais venenosos e mais de 70 causam cancro”.

Mas, afinal o que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar?

De acordo com a publicação Healthline, o corpo começa a recuperar logo após os primeiros 20 minutos após fumar o último cigarro.

20 minutos

A tensão arterial e a pulsação começam a estabilizar e regressam aos níveis considerados normais.

72 horas

Três dias após ter fumado pela última vez começará a respirar melhor. A ausência de químicos tóxicos fará com que os canais dos brônquios relaxem e abram.

1 semana

Segundo vários estudos, quem consegue aguentar a primeira semana de abstinência apresenta uma probabilidade nove vezes maiore de desistir de todo e a longo prazo do tabaco.

2 semanas

Notará melhorias na circulação sanguínea, e na capacidade da função pulmonar que aumenta em cerca de 30%.

1 mês

Irá sentir que tem mais energia e sentirá igualmente uma menor incidência dos sintomas que se manifestam com a abstinência, e que incluem: congestão nasal e falta de ar.

A capacidade pulmonar continuará a aumentar, tornando assim estes órgãos mais capazes na proteção contra infeções.

3 meses

Para as mulheres nota-se uma melhoria nos índices de fertilidade. Mais ainda, há uma redução no risco de nascimentos de bebés prematuros.

1 ano

Por esta altura serão visíveis mudanças dramáticas na sua saúde em geral. A respiração estará completamente desobstruída, irá tossir menos, e o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas reduz em cerca de metade.

5 anos

O aniversário dos 5 anos traz consigo a redução da probabilidade de ocorrência de enfarte. Já que as artérias e vasos sanguíneos estarão menos propensos à formação de coágulos.

Segundo um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o risco de falecimento por cancro do pulmão também decai para mais de metade.

15 anos

De acordo com o sistema de saúde britânico (NHS), nesta altura o risco de ataque cardíaco será o mesmo de alguém que nunca tenha fumado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório