Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Jovens fazem cada vez mais cirurgias para atingir ‘perfeição’ das selfies

O aumento do número de procedimentos estéticos está a aumentar exponencialmente devido à necessidade, sobretudo dos jovens, de terem e manterem o aspeto perfeitamente ‘filtrado’ retratado pelas selfies que tiram com smartphones.

Jovens fazem cada vez mais cirurgias para atingir ‘perfeição’ das selfies
Notícias ao Minuto

10:00 - 03/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Espelho meu

Os médicos alertam que os jovens estão cada vez mais deprimidos com o seu aspeto natural e com o facto de não conseguirem igualar as suas versões tecnológicas intensamente retocadas.

E avisam que os filtros disponíveis nos smartphones estão a provocar o já chamado síndrome de ‘dismorfia do Snapchat’. Os afligidos tendem a concentrarem-se apenas nos defeitos percecionados.

Entretanto, celebridades como Kylie Jenner ou Kim Kardashian, são consideradas culpadas por muitos por tornarem os jovens extremamente críticos da sua imagem corporal.

O médico Neelam Vashi, avisa: “A ‘dismorfia do Snapchat’ leva a que cada vez mais pacientes queiram realizar procedimentos cirúrgicos para se assemelharem às suas versões online filtradas e retocadas”.

“Estes filtros estão a fazer com que muitas pessoas percam a noção da realidade. E criaram a expetativa surreal de estarmos sempre e constantemente ‘perfeitos’ – tal é sobretudo extremamente prejudicial para os jovens”, referiu.

De acordo com o periódico científico JAMA Facial Plastica Surgery, mais de metade dos cirurgiões já foram procurados por pacientes que desejam melhorar o seu aspeto para igualar o look retocado e retratado pelas selfies que tiram.

Porém, a comunidade médica insiste que a maioria dos pacientes deveria procurar ajuda psicológica em detrimento da cirurgia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório