Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Obesidade aumenta “risco de morte por gripe” e de contágio

Uma nova pesquisa, observou que indivíduos obesos diagnosticados com gripe A permanecem infetados durante mais tempo – 42% mais - comparativamente a pacientes que apresentam um peso saudável e estejam contaminados com o mesmo vírus.

Obesidade aumenta “risco de morte por gripe” e de contágio

Quem tem peso a mais apresenta igualmente um risco mais elevado de morte por gripe e de ser portador do vírus durante um maior período de tempo. O que significa que estão mais propensos a contaminarem quem os rodeia, apurou o novo estudo norte-americano.

Os investigadores recolheram os dados médicos de 1,800 indivíduos na cidade de Managua, na Nicarágua, e apuraram que as pessoas obesas com gripe A permaneceram infetados 42% mais tempo.

Estes pacientes estavam ainda mais sujeitos a sofrerem complicações severas e a permanecer no hospital.

“Tratam-se das primeiras provas concretas que a obesidade impacta para além da severidade da doença”, disse a líder do estudo, a professora Aubree Gordon, da Universidade do Michigan.

“Pode também afetar a transmissão e o contágio”, acrescentou.

Gordon e a sua equipa analisaram os dados relativos a três temporadas gripais, entre 2015 e 2017.

Os indivíduos obesos que tinham contraído gripe, mas não mostravam quaisquer sintomas apresentavam ainda uma maior probabilidade de contágio, já que a infeção permaneceu nos seus organismos 104% mais tempo.

A obesidade pode alterar a resposta imunitária do corpo e provocar a incidência de inflamações crónicas, que por sua vez aumentam com a idade.

Torna ainda a respiração mais difícil e aumenta a necessidade de oxigénio.

Esses fatores poderão segundo os investigadores explicar como a obesidade afeta o risco destes indivíduos de contraírem gripe e a duração mais prolongada destas infeções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório