Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Esta conversa de 30 segundos pode levar à perda de peso

De acordo com um novo estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, quando um médico passa pelo menos 30 segundos a conversar com um paciente sobre perder peso o efeito pode ser surpreendente...

Esta conversa de 30 segundos pode levar à perda de peso
Notícias ao Minuto

08:10 - 05/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia

Se todos os clínicos tomassem a iniciativa de ter ‘a conversa’, o impacto na mudança do estilo de vida dos pacientes poderia ser bastante significativo, alertam os académicos.

Segundo o resultado do estudo, publicado na revista científica The Lancet, os pacientes que participaram naquela pesquisa não se sentiram ofendidos com a recomendação. "Mais do que qualquer outra pessoa, o médico pode falar abertamente sobre a importância de perder peso. Não é como se a sua mulher lhe estivesse a dizer para emagrecer ou vice-versa", referiu Paul Cooper, um dos indivíduos que participou na experiência inédita.

De facto, até os pacientes que não tinham intenção de emagrecer perderam 10% de seu peso depois de terem sido aconselhados a participarem num programa gratuito de perda de peso.

'Já que está aqui...'

Na totalidade, 1.882 pessoas com obesidade participaram no estudo britânico. Todas elas foram a uma consulta médica devido a outros problemas de saúde, quando o médico lhes disse algo na linha de ‘já que está aqui, gostaria de falar sobre o seu peso’.

Os médicos ofereceram a metade do grupo vagas num programa gratuito de perda de peso. Apenas quatro em cada dez indivíduos compareceram no programa, mas mesmo assim esses pacientes perderam 5% de seu peso e cerca de um décimo perdeu 10% do peso original após um ano. A perda média de peso foi de 2,4 quilogramas.

Os voluntários do segundo grupo receberam o mesmo conselho, porém sem o programa de apoio, e perderam em média 1 quilo depois de 12 meses.

"O impacto é bastante significativo se levarmos em conta o esforço realizado - 30 segundos de conversa", disse à BBC Paul Aveyard, professor de Medicina da Universidade de Oxford.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório