Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sete maneiras de fazer amigos em adulto, de acordo com os especialistas

Na presente era digital, a perspetiva de formar novas amizades para além do computador pode parecer uma tarefa dantesca…

Sete maneiras de fazer amigos em adulto, de acordo com os especialistas
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Conexão

A verdade é que o ato de abordar alguém cara a cara no dia a dia pode ser considerado uma arte. Aliás, e infelizmente, uma arte que a maioria dos indivíduos não domina...

Longe vão os tempos de escola ou passados na universidade, nos quais formava constantemente novas amizades – manter o contacto visual e conversa era não só fácil, como algo natural.

Ora, pergunta-se como pode ganhar esse à vontade novamente? A especialista em relações Barbara Bloomfield e a autora do bestseller ‘The Friendship Cure’ (‘A Cura da Amizade’) Kate Leaver, partilharam as suas dicas favoritas para fazer amigos na idade adulta com a publicação The Independent.

Olhe à sua volta

Leaver sugere que faça um inventário das suas relações atuais. “Muitas vezes perdemos oportunidades de fazer novos amigos por complacência, preguiça ou por medo de rejeição”, explica.

“Convide os seus vizinhos para ir beber um copo, um colega do emprego ou um amigo da irmã do seu irmão, com quem tinha tido uma conexão – são apenas alguns exemplos”, acrescenta.

Seja ousado

Arrisca e toma o primeiro quando gosta romanticamente de alguém? Ora, as amizades também exigem o mesmo tipo de atitude corajosa.

Se gostou de alguém arrisque e convide-o para um café ou para jantar, diz Leaver.

Mostre interesse

Quando interage com um potencial amigo é imperativo que mostre interesse naquilo que a pessoa tem para dizer. Uma forma simples de o fazer consiste em questionar o individuo acerca da sua vida e dos seus interesses.

Tenha uma menta aberta

“Há uma tendência natural para que nos queiramos aproximar de pessoas com a mesma idade, com uma educação e interesses semelhantes, mas alguém com quem tem há superfície menos em comum pode oferecer-lhe igualmente novas perspetivas, experiências e oportunidades”, sugere Bloomfield.

Revele algo intimo sobre si

Leaver descreve o processo de amizade como “uma troca de vulnerabilidades” e recomenda que partilhe algo pessoal sobre si logo no inicio, criando deste modo um atalho para uma maior intimidade e honestidade.

Seja paciente

Formar novas amizades pode levar algum tempo, por isso não sinta que ‘falhou’ se não conseguir estabelecer de imediato uma ligação mais profunda com alguém, avisa Bloomfield.

Mostre o seu interesse convidando essa pessoa para diferentes atividades e mantenha-se em contacto sem colocar demasiada pressão na relação.

Use a tecnologia para se manter em contacto e fazer planos

A tecnologia pode ser uma grande aliada na manutenção de amizades a longo prazo e de conversas com significado, sobretudo quando os indivíduos vivem em zonas geográficas distantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório