'Micro-traição' o que é e como pode influenciar o seu relacionamento

A chamada ‘micro-traição’ refere-se “a um conjunto de comportamentos que se situam numa área cinzenta, algures entre a fidelidade e a infidelidade”, explica a terapeuta de casais norte- americana Lindsey Hoskins à revista TIME.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
01/08/2018 12:30 ‧ 01/08/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Relações perigosas

Porém, a especialista alerta que é quase impossível definir concretamente o termo ‘micro-traição’ porque “a linha que define esses limites diverge de pessoa para pessoa, e depende de cada tipo de relacionamento”.

Virtualmente, qualquer atitude, como dar uma ‘olhadela’ pelo Tinder ou ter um flirt com um estranho pode ser considerada uma ‘micro-traição’, dependendo dos valores e das prioridades dos indivíduos. No entanto, Hoskins aponta que as transgressões mais frequentes das quais tem conhecimento, incluem trocar mensagens de texto pelo telemóvel ou nas redes sociais com um possível interesse amoroso, falar regularmente com um ex-parceiro ou tornar-se demasiado amigável com um colega de trabalho.

Mas será que a ‘micro-traição’ é um problema?

À partida tal poderá não constituir um problema, já que como o professor de comunicação Jason Dibble, no Hope College, refere manter um flirt com alguém para além do companheiro é na maioria das vezes algo inocente, e trata-se mais de uma questão de ego – de saber que outros ainda o acham atraente – do que uma tentativa de manter um envolvimento mais íntimo.

Contudo, a ‘micro-traição’ também pode ser perigosa… Dibble alerta que por exemplo uma série de conversas com um colega de trabalho podem passar rapidamente de uma atitude inofensiva para algo mais, intencionalmente ou não. Sublinhando que quando esse tipo de interações começam a ocupar tempo ou a provocar algum tipo de desgaste mental ou a retirar energia do relacionamento real, então sim algo mais sério poderá estar a acontecer.

O que devo fazer?

Hoskins alerta que a comunicação proativa com o parceiro amoroso é fundamental e necessária. A terapeuta recomenda ainda que os casais discutam logo no inicio da relação quais os limites que querem estabelecer para aquele relacionamento – sobre o que é aceitável e o que não é – tal poderá mais tarde evitar discussões e ressentimento entre os dois.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas