Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Olhar para estas imagens pode ajudar a emagrecer, diz estudo

Visualizar fotografias de bolos, doces e de outras tentações açucaradas pode ajudar as mulheres que estão a tentar perder peso a manterem-se fiéis à dieta, segundo um novo estudo do Instituto de Pesquisa em Psicologia e Saúde da Universidade de Utrecht, na Holanda, divulgado pela revista New Scientist e partilhado pela publicação BBC News.

Olhar para estas imagens pode ajudar a emagrecer, diz estudo

De acordo com a psicóloga Floor Kroese, autora do estudo, a tentação pode paradoxalmente aumentar o autocontrole das mulheres que estão a seguir um regime alimentar caloricamente restritivo.

Para testar a teoria, Kroese e uma equipa de investigadores dividiram 54 estudantes do sexo feminino em dois grupos e pediram que um deles olhasse para a imagem de um bolo de chocolate e para a fotografia de uma flor, sob o pretexto de um teste de memória.

Os investigadores então questionaram as mulheres acerca dos seus planos de manter uma dieta saudável e deram-lhes a escolher entre um biscoito de chocolate ou um de aveia.

As mulheres que tinham sido expostas à fotografia do bolo de chocolate revelaram uma maior predisposição em manter uma dieta saudável, comparativamente às que tinham visto a flor.

As voluntárias que viram o bolo demonstraram igualmente uma maior preferência pelo biscoito de aveia – que testes anteriores mostraram ser visto por elas como a opção mais saudável.

Resistir à tentação

Segundo a psicóloga, a visão de alimentos tentadores nem sempre leva à vontade de satisfazer o desejo de comê-los.

“No caso da pesquisa ver um alimento tentador lembrou aquelas mulheres acerca do seu objetivo de redução de peso e fez com que agissem em conformidade”.

A psicóloga sugere ainda que se está a tentar emagrecer, deve colar fotografias de alimentos que considere tentadores na porta do frigorífico para que tenha sempre em mente o seu objetivo final.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório