Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cientistas tentam entender o misterioso momento do adormecer

Uma equipa de cientistas britânicos está a tentar entender o que se passa na mente humana nesse preciso momento.

Cientistas tentam entender o misterioso momento do adormecer
Notícias ao Minuto

21:30 - 01/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

Um grupo internacional de investigadores da Universidade de Cambridge está está a tentar descobrir o que realmente acontece naquela zona intermédia sonolenta do crepúsculo quando se faz a transição do estágio ‘acordado’ para o sono.

Na análise, divulgada pela BBC News, os académicos estão a investigar como uma pessoa consciente, controlada e totalmente acordada fica súbita e totalmente inconsciente quando dorme e sonha.

Os cientistas também querem entender se o momento do sono é mesmo um dos mais criativos do dia.

"Algumas pessoas adormecem muito rápido, outras demoram mais tempo", diz Sridhar Rajan Jagannathan, investigador de Chennai, na Índia, que tem um emprego um tanto incomum: ver as pessoas adormecer todos os dias.

Perigo de acidentes

Essa ‘transição’ geralmente dura entre cinco e 20 minutos, segundo Jagannathan, que é um dos bolsistas de Cambridge.

Mas o comportamento no momento de adormecer pode variar substancialmente de pessoa para pessoa. Para alguns, cair no sono é um processo gradual, suave e tranquilo, mas para outros pode ser bem turbulento.

"Alguns começam a ficar sonolentos, mas de repente voltam ao estado de alerta", refere Jagannathan. Estes indivíduos parecem oscilar entre os impulsos de dormir e ficar acordado, o que faz com que o início do sono seja mais agitado.

Tristan Bekinschtein, outro dos investigadores envolvidos, afirmou que algumas pessoas conseguem conscientemente reirar-se dos estágios iniciais do sono.

E descreve esses momentos entre dormir e acordar como uma ‘névoa de consciência’. São aqueles momentos em que os olhos ficam meio fixos, com o pensamento distante, e a atenção se torna mais vaga, e a consciência se vai perdendo aos poucos.

Jagannah alerta ainda para os chamados lampejos de sono e o perigo que estes episódios podem constituir no dia a dia.

"Esses pequenos lampejos de sono podem causar grandes problemas", reforça. Não é só uma questão de segurança para tarefas como conduzir, mas para qualquer coisa em que a concentração e a tomada de decisões sejam importantes.

Atualmente os investigadores estão a estudar como o tempo de resposta de um individuo varia conforme esta entre nessa zona de sono, e estão também a tentar entender porque motivo ocorrem mais acidentes entre pessoas destras.

Existe também a esperança de que esses estudos sobre a atividade cerebral durante o processo de adormecer e acordar possam ajudar vítimas de AVC a recuperar funções físicas perdidas.

Criatividade

Há ainda uma relação positiva entre adormecer e um aumento prévio da criatividade e da imaginação.

"As inibições são menores quando se está nesse estado de transição. Tornando-o por sua vez mais criativo", diz Jagannathan.

"Sente mais liberdade para se expressar. Aliás é como se estivesse mais disposto a arriscar", explicou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório