Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Esta é a melhor solução para as férias dos mais pequenos... concorda?

O verão é o tempo por excelência das férias, do descanso, do lazer. E é também de grandes dores de cabeça para os pais, por ser sinónimo de férias grandes para as crianças, aquelas que começam ainda em junho e só terminam em meados de setembro. O que fazer aos mais pequenos é a questão que se coloca, transformada em verdadeiro drama para os adultos. A resposta, essa pode estar bem próxima: nos avós.

Esta é a melhor solução para as férias dos mais pequenos... concorda?
Notícias ao Minuto

07:00 - 31/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Verão

Com os avós há garantia de colo, de histórias bem contadas, de jogos divertidos, de abraços e muitos mimos. Os mais pequenos agradecem e os mais idosos anseiam pela oportunidade de participar na vida dos netos e de ajudar os filhos, tantas vezes incapazes de encontrar alternativas que entretenham os mais pequenos durante os mais de dois meses de duração das férias de verão.

As recomendações para que o façam são muitas, em forma de estudos que defendem que esta é uma relação que só tem vantagens. Ganham os miúdos, que beneficiam de um convívio com os mais velhos, algo que, segundo um estudo da Universidade de Oxford, reduz o risco de terem problemas comportamentais e emocionais e ganham também os graúdos. De acordo com os dados de uma investigação do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Boston, ter a oportunidade de cuidar dos netos dá aos seniores a sensação de independência funcional, o que faz com que continuem a sentir-se úteis, reduzindo o risco de solidão e depressão. A esta vantagem junta-se, para os idosos, um reforço da sua capacidade cognitiva e um melhor estado de saúde, este último comprovado pelo projeto Grandparenting in Europe.

“A aprendizagem que daqui resulta é mútua e não tem igual. Mas é muitas vezes impedida apenas uma questão de mobilidade”, refere André Magalhães, especialista da Stannah (empresa que oferece produtos e serviços na área da mobilidade). De facto, são muitos os idosos que deixam que as dificuldades de locomoção os impeçam de passear com os mais pequenos no parque, de os levar à praia ou a um mergulho na piscina, de os acompanhar na compra de um gelado ou apenas de subir ou descer as escadas que os separam da rua.

“Uma situação que pode ser facilmente resolvida, com recurso às soluções que temos ao nosso dispor e que devolvem aos seniores a independência física que lhes permite ajudar filhos e netos nesta altura do ano”, acrescenta o especialista.  

É para aqueles com dificuldade de locomoção que a Stannah apresenta alternativas. Seja através das scooters de mobilidade, a melhor solução para os avós com dificuldades em andar, que lhes permite deslocarem-se para onde quiserem e quando quiserem, sem dependerem de terceiros ou dos elevadores de escadas, que devolvem a possibilidade de subir e descer as escadas de casa, em segurança e com conforto, os avós podem acompanhar os netos e beneficiar de uma partilha com benefícios para todos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório