Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

A que altura do dia treina? Conheça o lado bom e mau apontado a cada caso

Para uns, é com o treino madrugador que se garante energia para todo o restante dia, já para os que treinam à noite, o argumento mais comum é o de que, desta forma, dormir-se-à muito melhor, vencidos pelo cansaço. Serão ambos os argumentos válidos? E haverá mais aspetos a considerar na hora de definir a sua rotina?

A que altura do dia treina? Conheça o lado bom e mau apontado a cada caso
Notícias ao Minuto

21:15 - 26/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Há quem prefira começar o dia a exercitar-se. Outros, preferem fazê-lo ao final do dia, depois do trabalho e quando já ‘não têm’ de olhar tanto para o relógio pelos compromissos que lhe obrigam a cumprir horários.

No fundo, o ponto mais decisivo será a disponibilidade de cada um. Pelo horário que se leva, será impossível para muitos treinar de manhã mesmo que esta seja a altura do dia mais adequada, pela maior predisposição que o corpo tem nesta altura para perder peso e elevar os níveis de energia, diz o Scientific American, baseado em estudos sobre o tema.

Mesmo assim, treinar ao final do dia não é desaconselhado e é, sem dúvida, muito melhor opção do que a de não treinar.

Estudos apontam que é ao final do dia que o corpo atinge a sua temperatura mais elevada o que, ao treinar, faz com que o corpo tenha mais força muscular, além de resistência cardiovascular. Também a reação do indivíduo está mais rápida o que resulta num melhor desempenho físico e a recuperação muscular será mais fácil, já que a síntese de proteína é mais eficaz ao final do dia. E se ganhar músculo é o propósito do treino, então o final do dia poderá ser o mais indicado, já que a produção de testosterona (hormona relevante na construção e crescimento de músculo) também aumenta no final do dia.

Quando às desvantagens, e embora se aponte que o treino tardio garante um melhor sono, é o contrário que acontece, por o exercício físico aumentar a frequência cardíaca que não é benéfica para a qualidade de sono.

Mas treinar de manhã também tem as suas desvantagens: estamos com maiores níveis de cortisol e por isso mais expostos ao stress. O cortisol é também apontado como responsável pela acumulação de gordura e perda de massa muscular (é por isso que uma vida demasiada agitada é inimiga de uma perda de peso eficaz).

Em suma, e conforme a sua disponibilidade, como já foi referido, importa manter uma rotina de treino concisa, que se complemente com uma refeição completa e indicada ao tipo de treino que pratica. No fundo, qualquer treino é um bom treino, só tem de o saber adaptar ao quotidiano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório