Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cuidado. Há um lado mau no colesterol bom

Entre o colesterol bom e o mau, a solução está no equilíbrio. Ainda assim...

Cuidado. Há um lado mau no colesterol bom
Notícias ao Minuto

21:15 - 25/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Colesterol

O colesterol elevado é resultado de uma má alimentação e pode levar a graves consequências a nível cardíaco e não só, ao comprometer o bom funcionamento do sistema sanguíneo que perde fluidez graças à gordura (colesterol) acumulada em redor das veias.

É pois o equilíbrio entre o ‘mau’ colesterol (ou colesterol LDL) e o bom colesterol, o HDL, que garante uma boa saúde, algo que se consegue principalmente através da alimentação que deve evitar gorduras trans e ser rica em fibra.

Contudo, uma concentração mais elevada do ‘bom’ colesterol pode ser prejudicial, como aponta um estudo de que fala a Live Science, que especifica o caso de mulheres na menopausa.

São em alguns destes casos em que o colesterol HDL perde a sua capacidade de ‘combater’ o colesterol LDL, impedindo-o de se concentrar junto ao coração. Pelas variações hormonais a que a mulher é exposta na menopausa (bem como na pré-menopausa), o colesterol HDL – que é composto por partículas de várias formas e dimensões - sofre um desequilíbrio que se traduz em maior quantidade de partículas de grande dimensão que, segundo se comprovou através da análise em que resultou o referido estudo, não são tão eficazes na proteção a nível cardíaco.

Porque a amostra do estudo foi observada por alguns anos, os investigadores puderam comprovar que, após a fase inicial da menopausa, o colesterol volta a estabilizar em alguns casos.

Deste estudo resulta uma ainda maior necessidade de, em fase de menopausa, a mulher ter de seguir uma alimentação equilibrada e completa de acordo com as necessidades do seu organismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório