O glaucoma é um problema que afeta cerca de 150 mil portugueses de quem danifica os nervos óticos. Ainda não há cura para tal problema, que comummente leva à cegueira, sendo comuns os que se debruçam no tempo, no sentido de encontrar a cura para o mesmo.
Não se esperava que o tratamento pudesse vir de um condimento, mas é esta a descoberta apresentada no Scientific Report – a curcuma, a que já eram associados outros benefícios nomeadamente contra a depressão, asma ou cancro.
É no extrato de um derivado de curcuma que pode estar também a cura para cegueira segundo o grupo de investigação que aponta que, ao aplicar tal extrato na parte de trás do olho, através da administração de gotas oftálmicas, é possível reduzir-se a perda de células da retina.
Por ser um componente de difícil absorção, a administração via oral não parece ter qualquer efeito a nível da visão. Ainda assim, a investigação prevê um novo tratamento simples e barato que poderá ser capaz de ajudar pessoas em todo o mundo.
O teste foi feito em ratos de laboratório que ao fim de três semanas com duas aplicações diárias das gotas apresentaram melhoras na visão e qualquer irritabilidade ocular.