Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Curcuma: O tratamento de glaucoma pode advir desta especiaria

A descoberta prevê uma medicação eficaz além de pouco dispendiosa.

Curcuma: O tratamento de glaucoma pode advir desta especiaria
Notícias ao Minuto

18:00 - 25/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Visão

O glaucoma é um problema que afeta cerca de 150 mil portugueses de quem danifica os nervos óticos. Ainda não há cura para tal problema, que comummente leva à cegueira, sendo comuns os que se debruçam no tempo, no sentido de encontrar a cura para o mesmo.

Não se esperava que o tratamento pudesse vir de um condimento, mas é esta a descoberta apresentada no Scientific Reporta curcuma, a que já eram associados outros benefícios nomeadamente contra a depressão, asma ou cancro.

É no extrato de um derivado de curcuma que pode estar também a cura para cegueira segundo o grupo de investigação que aponta que, ao aplicar tal extrato na parte de trás do olho, através da administração de gotas oftálmicas, é possível reduzir-se a perda de células da retina.

Por ser um componente de difícil absorção, a administração via oral não parece ter qualquer efeito a nível da visão. Ainda assim, a investigação prevê um novo tratamento simples e barato que poderá ser capaz de ajudar pessoas em todo o mundo.

O teste foi feito em ratos de laboratório que ao fim de três semanas com duas aplicações diárias das gotas apresentaram melhoras na visão e qualquer irritabilidade ocular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório