Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Enfrentar fobias é melhor do que reprimi-las, revela um novo estudo

Uma nova pesquisa publicada no periódico Science, e partilhada pela revista Veja, sugere que recordar situações traumáticas pode ajudar a superá-las.

Enfrentar fobias é melhor do que reprimi-las, revela um novo estudo
Notícias ao Minuto

09:00 - 30/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sem medos

Perante a lembrança de um momento aterrador, o que é melhor: evitar a memória ou confrontá-la? Os investigadores indicam agora que enfrentar acontecimentos traumáticos pode ser benéfico.

Um estudo inédito, realizado por cientistas franceses da Escola Politécnica Federal de Lausana, revela que, em 29% dos casos, a lembrança de um dano físico ou psicológico grave permanece até o fim da vida.

É sabido que os casos mais extremos, como de stress pós-traumático, podem prejudicar radicalmente a vida dos afligidos – impedindo por exemplo a socialização, desenvolvimento de relacionamentos amorosos ou dificultando a manutenção de um emprego regular, o que por sua vez pode aumentar ainda mais o padrão e o nível de problemas psicológicos.

Através da análise do funcionamento dos neurónios e do comportamento de roedores, os académicos descobriram que o chamado ‘medo remoto’ - isto é, ativado mesmo longe da situação de perigo, como ter estado numa guerra ou sofrido um acidente – é tanto mais atenuado quanto mais os neurónios ligados aquele sentimento negativo forem reativados.

Por outras palavras, quanto mais alguém se habitua a recordar de uma situação que causa medo, menor será a sensação de medo com o passar do tempo. Como tal, e de acordo com os investigadores, a opressão de um trauma não é útil para aqueles que o querem ultrapassar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório