Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Perigo na praia: ‘Amantes’ do sol não sabem colocar protetor solar

De acordo com um novo estudo britânico, realizado pela Universidade King’s College London, a maioria dos indivíduos que usa protetor solar corre ainda sim um risco significativo de contrair melanoma, por não saber espalhar a loção devidamente.

Perigo na praia: ‘Amantes’ do sol não sabem colocar protetor solar
Notícias ao Minuto

11:00 - 25/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Risco

Os investigadores alertam que a maioria dos ‘amantes’ do sol tem cerca de metade da proteção que creem ter porque aplicam pouco protetor solar.

Os fabricantes testam os seus produtos usando dois miligramas de protetor solar por cada centímetro quadrado de pele – e cerca de uma colher de chá para a face.

Todavia, os investigadores britânicos apuraram que a aplicação de um creme de fator 50 aplicado de forma ‘típica’ oferece apenas 40% da proteção esperada.

O que equivale à aplicação de uma loção de fator 20 espalhada devidamente.

O líder do estudo, o professor Antony Young, sugere que os indivíduos utilizem um fator “muito mais elevado” do que aquilo que acham que necessitam para compensar essa diferença.

E acrescentou: “É um facto indiscutível que o uso de protetor solar combate o possível aparecimento de cancro da pele, nomeadamente de melanoma. Contudo, esta pesquisa demonstrou que o modo como é aplicado tem uma papel fundamental e determina a sua eficácia”.

Concluindo: “Dado que a maioria das pessoas não usa o protetor solar da forma que é testada pelos fabricantes, é melhor então que usem um protetor solar com um fator mais elevado do que consideram necessitar. De pelo menos fator 30!”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório