No pico do verão, quando os mosquitos e outros insetos mais aparecem, as velas de citronela são opção usada por muitos nos jardins e quintais. Se costuma fazê-lo, pode parar de investir nestas velas e optar pelas mais comuns de decoração, uma vez que não existem estudos que comprovem a eficácia da citronela.
Em vez disto, diz o Today que os repelentes naturais são mais eficazes quando o intuito é evitar a concentração de mosquitos, de entre os quais se aponta os com maior concentração de eucalipto, por exemplo.
Mas então, porque se usa citronela?
É um óleo natural proveniente da destilação de dois tipos de erva que “supostamente mascara aromas que são atrativos para os insetos”, diz o National Pesticide Information Center.
São os especialistas desta entidade que referem que esse óleo, sob a forma de spray repelente, parece ser eficaz apenas nas duas primeiras horas, depois disso, não parece ter qualquer relevância no comportamento dos insetos. Já em formato de vela, a eficácia é ainda menor, porque a concentração de citronela é de apenas 5%. É por isso que esta não é uma opção a integrar a lista de repelentes de mosquitos aprovada pelo Centro de Controlo de Doenças e Prevenção norte-americano.
Apesar disso, a citronela não é prejudicial para o ser humano. Aspeto confirmado após avaliação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).