Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

É amor: Cães fazem tudo por tudo para o animar quando está triste

Já reparou que o seu cão parece aparecer naqueles momentos em que mais precisa de um ombro amigo? Não, não está a imaginar coisas… os cães ficam realmente preocupados quando você está triste ou aborrecido, e fazem aquilo que for preciso para o verem novamente feliz.

É amor: Cães fazem tudo por tudo para o animar quando está triste

São as conclusões de um novo estudo, publicado no periódico científico Learning & Behavior, que apurou que os cães superam quaisquer obstáculos para ajudarem os seus donos.

Os investigadores observaram 34 destes animais de estimação, de várias raças e tamanhos, juntamente com os seus donos; e de seguida separaram-nos, colocando os humanos por trás de uma porta transparente.

Os cães conseguiam visualizar e ouvir os seus donos por trás dessas portas, enquanto que esses eram instruídos pelos investigadores para cantarolarem a popular canção de embalar ‘Twinkle, Twinkle Little Star’ ou para começarem a chorar.

Os cães cujos donos estavam a chorar, abriram em média a porta três vezes mais rápido, comparativamente aos bichos cujos donos estavam a trautear aquela melodia. O que indica, segundo os investigadores, que os cães levam muito a sério o descontentamento e infelicidade dos seus humanos preferidos – e agem em conformidade e com mais celeridade para os ajudar.

Durante a pesquisa, os investigadores mediram os níveis de stress dos cães, e apuraram que os animais que entraram porta a dentro para ‘salvarem’ os seus donos, apresentavam níveis menores de ansiedade, comparativamente aqueles que não abriram a porta.

Paradoxalmente, e ao que parece, os cães que não abriram a porta estavam de facto demasiado stressados por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Ou seja, não é que esses animais não estivessem preocupados, aliás estavam demasiado preocupados.

“Apurámos que os cães não só sentem o que os seus donos estão a sentir, tal como se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar quaisquer barreiras para lhes dar esse conforto”, disse a líder do estudo Emily Sanford.

“Todos os donos de cães têm alguma história sobre um dia mau, em que por exemplo chegaram a casa e se sentaram no sofá a chorar, só para encontrar o seu animal de estimação ali ao lado, a lamber-lhes a cara – e sim, há uma ciência por trás disto”, acrescentou a académica.

“Os donos conseguem afirmar com certeza que os cães percebem e ‘adivinham’ os seus sentimentos. Os nossos dados reforçam esta ideia, e mostram que, tal como a Lassie, os cães sabem quando os humanos estão em apuros e tentam ajudá-los”, explicou Sanford.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório