Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Famílias suspensas: APFertilidade lança campanha de alerta

A Associação Portuguesa de Fertilidade lança hoje a campanha 'Vidas Congeladas', com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de legislar sobre a Procriação Medicamente Assistida. O Acórdão do Tribunal Constitucional colocou milhares de embriões com projetos parentais em risco de destruição.

Famílias suspensas: APFertilidade lança campanha de alerta
Notícias ao Minuto

18:16 - 23/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 'Vidas Congeladas'

Estes são embriões viáveis, que faziam e ainda fazem parte do projeto de vida de centenas de famílias, que deste modo têm as suas vidas em suspenso, pois o Estado português por um lado não as deixa ter os filhos que já existem e por outro não lhes dá qualquer alternativa, nem mesmo a possibilidade de ter filhos através de um outro tratamento.

O Acórdão do Tribunal Constitucional sobre a Lei da Gestação de Substituição veio criar um vazio legal na Procriação Medicamente Assistida, uma vez que foram chumbadas algumas normas, nomeadamente a questão do anonimato dos dadores de gâmetas, deixando várias famílias com o sonho da parentalidade em suspenso. E isto porque, como o Acórdão não foi acompanhado de esclarecimentos nem houve legislação a entrar em vigor. Neste momento, a questão dos gâmetas e embriões congelados é para todos uma incerteza, sendo que há um risco real de destruição dos mesmos (nos casos de não levantamento do anonimato).

Num país onde 300 mil casais são inférteis, manter este impasse legal significa adiar – e, em muitos casos, destruir – os sonhos e as vidas de várias famílias que buscam nos tratamentos de PMA a concretização dos seus sonhos.

A petição que pede a legislação urgente pode ser assinada aqui

A campanha 'Vidas Congeladas' conta com o apoio de diversos parceiros, entre os quais se contam a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a Ferticentro e o IVI.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório