Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Almoço ou lanches na praia: O que ter em conta ao preparar a marmita?

As refeições querem-se leves e frescas, mas também completas e nutritivas durante todo o verão.

Almoço ou lanches na praia: O que ter em conta ao preparar a marmita?
Notícias ao Minuto

15:30 - 23/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas

Dias de praia são sempre aliciantes e, tal como tem vindo a acontecer nos escritórios, também nestes ambientes o trazer a marmita de casa é prática cada vez mais comum.

A par das limitações que há na praia com as altas temperaturas, impossibilidade em aquecer comida ou falta de meios para comer certos alimentos de garfo e faca, por exemplo, há que ter em conta que, também num dia de praia, o organismo carece de refeições completas e equilibradas, que não deitem a perder a saudável rotina e não o levem a ‘deitar tudo a perder’ na hora de jantar, por não ter ficado saciado durante o dia.

Posto isto, não, umas peças de fruta e iogurtes não bastam. Há aspetos a considerar na hora de preparar a marmita, que variam conforme a altura do dia que vai passar na praia. A nutricionista Graciela Moreira ajuda a orientar nesta tarefa, indicado o que comer de forma a beneficiar o corpo e a mente na praia.

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, em que os nutrientes devem ser garantidos, por isso, se for à praia logo de manhã prepare um mix de frutas. Por uma questão de facilidade, opte por frutas de pequena dimensão como framboesas, morangos ou cerejas, ou qualquer outra fruta que corte aos pedaços previamente. Como fonte de proteína, junte às frutas um iogurte magro ou um pacote individual de leite magro.

Se vai para a praia depois do pequeno almoço e leva na marmita um lanche para meio da manhã, a proposta de Graciela Moreira passa por um snack leve e saudável como frutos secos, mas não leve a embalagem toda, em vez disso, prepare numa pequena embalagem a porção a ser consumida – recomenda-se cerca de 12 unidades.

Em vez dos frutos secos, se preferir algo mais consistente, outras alternativas são ovos cozidos, felatina sem açúcar, bolachas de arroz ou milho ou legumes já cortados aos palitos. São tudo snacks simples de preparar e que facilmente se leva para a praia.

Para o almoço – quer seja refeição única a fazer na praia ou se siga ao snack a meio da manhã – deve garantir um prato mais completo como “uma salada colorida com brócolos, tomates, rúcula, cogumelos e frango assado, temperados com azeite, sumo de limão, calda de framboesa, sal e pimenta” sugere a nutricionista.

Este será um almoço muito mais benéfico do que as sandes, que deverão ser vistas como última opção, por saciarem por menos tempo que as saladas.

E se ficar na praia tempo suficiente depois do almoço, ou a sua ida à praia for feita só à tarde, um gaspacho de tomate, pepino, aipo, pimentos verdes e tostas trituradas é um lanche bem refrescante para meio da tarde.

Graciela Moreira trabalha com o PronoKal Group, que se foca no tratamento para perda de peso. É a própria empresa que partilha dicas a ter em conta na hora de seguir as propostas da nutricionista. São elas:

  • Evitar preparar a marmita com muita antecedência (faça-o no dia anterior, e guarde-a no frigorífico)
  • Optar sempre por produtos da estação, que são mais naturais e têm mais sabor
  • Temperar a comida apenas na hora da refeição (preferencialmente, leve-a num frasco hermético);
  • Preferir alimentos crus ou cozidos, que suportam melhor o calor
  • Nunca descure da hidratação, com água ou chá frio

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório