Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Saiba como prevenir o aparecimento de cancro do intestino

Os fatores de risco que contribuem para o aparecimento da doença letal incluem a obesidade, fumar, ingestão de álcool e sofrer previamente de diabetes de tipo 2.

Saiba como prevenir o aparecimento de cancro do intestino
Notícias ao Minuto

10:04 - 23/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

O cancro do intestino pode afetar até os mais saudáveis de nós, porém estima-se que cerca de metade dos casos poderiam ser prevenidos através de mudanças simples no estilo de vida dos indivíduos.

Em Portugal, esta doença tem uma mortalidade de 11 pessoas por dia e uma incidência de cerca de sete mil novos casos em cada ano, sendo detetado principalmente a partir dos 50 anos.

Eis as principais dicas, de acordo com a comunidade médica, para prevenir o risco de desenvolvimento desta patologia fatal:

Não retire os hidratos de carbono da dieta

Ingira sobretudo carboidratos integrais, tais como pão, arroz ou massa integral, quinoa ou cuscuz. A fibra que estes alimentos contém propicia à digestão e incluem ainda propriedades anti inflamatórias, que são uma ótima fonte de vitamina E e regulam o intestino.

Coma fruta e vegetais

São outra fonte de fibra, e vários estudos já demonstraram que o consumo de vitamina C, presente sobretudo em frutas cítricas, pimentos, frutos vermelhos e kiwis, pode prevenir o aparecimento do cancro intestinal.

Ingira menos carne processada

Existe uma forte ligação entre a ingestão de carne vermelha e processada (que inclui bacon, salsichas, hambúrgueres, fiambre e salame) e o desenvolvimento deste tipo de cancro. Deve comer menos de 500 gramas de carne vermelha e processada por semana.

Coma muito peixe

Trata-se de uma excelente alternativa à carne, nomeadamente o consumo de peixes gordos como o salmão, a cavala ou sardinhas.

Um estudo realizado em 2006, pela Universidade King’s College London, no Reino Unido, apurou que comer apenas uma pequena quantidade de qualquer peixe gordo por dia pode reduzir significativamente o risco de aparecimento de cancro intestinal.

Álcool

Diminuir o consumo de álcool é uma forma simples de reduzir as chances de ficar doente. Porém não entre em pânico – não tem que se abster completamente. Os especialistas recomendam apenas que não ultrapasse o limite de 14 unidades semanais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório