Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Contra a barriga inchada dos excessos à mesa, é isto que deve comer

Há forma de contrariar o desconforto (e arrependimento) sentido após abusar no ‘deslize’ da dieta.

Contra a barriga inchada dos excessos à mesa, é isto que deve comer
Notícias ao Minuto

15:30 - 18/07/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Dicas

Todos temos dias de exageros, seja porque houve festa, é dia de pecar ou simplesmente porque é fim de semana. Mas dependendo do que come ou do seu tipo de organismo, a resposta do corpo pode comummente passar por barriga inchada, o que leva a uma sensação de grande desconforto.

Porque até os nutricionistas passam por momentos assim, é precisamente uma especialista em nutrição que sugere o que comer no dia a seguir à ‘festa’.

O principal a reter é evitar comidas que retenham muita água, ou seja, tudo o que seja salgado ou processado, bem como alimentos açucarados e álcool. A par destas principais diretrizes, a nutricionista Keri Glassman partilha um plano alimentar mais específico:

Pequeno Almoço: Deve beber bastante água. Mas como tal pode ser difícil, por parecer que incha mais, opte por água com limão. Vai ajudar a ‘puxar’ os fluidos extra que tem retidos no organismo. Ovos serão uma boa opção, já que têm o efeito de acelerar o metabolismo, que pode ser essencial nesta fase, a completar, opte por uma panqueca ou torrada integral – algo que o sacie e não tenha muitas calorias.

Lanche a meio da manhã: Os hidratos de carbono vão lhe reter mais água, o oposto do que se quer. Por isso, o melhor snack serão frutos secos e sementes

Almoço: Para manter o sistema digestivo a funcionar bem, procure probióticos. Espargos são uma boa fonte, principalmente se acompanhar com salmão, que é rico em proteína e ómega 3, e deixa-o saciado.

Lanche a meio da tarde: Alcachofras. Demasiado ‘exótico’ para um lanche? Têm a capacidade de contrariar o efeito inchado além de outros problemas a nível de estômago, por isso devem ser o alimento preferido nos dias de barriga inchada.

Jantar: Foque-se nos diuréticos, para continuar a eliminar os fluidos extra, até ao final do dia. A nutricionista aconselha dentes-de-leão, um tempero indispensável para o conseguir. Por ser apenas um tempero, dá-lhe muito mais liberdade para decidir o que jantar. Mantenha-se na alimentação leve, pouco temperada, livre de sal e com poucos hidratos de carbono.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório