Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Champô? Sem sulfatos. Pela saúde do seu cabelo e não só

Lauriléter sulfato de sódio, ou apenas sulfato, para resumir, é um composto químico que penetra no couro cabeludo e leva ao risco de prejudicar órgãos vitais do corpo humano.

Champô? Sem sulfatos. Pela saúde do seu cabelo e não só
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Higiene

Nove em cada dez produtos de higiene e beleza têm sulfato na sua constituição. Normalmente descritos como ‘Lauriléter sulfato de sódio’ ou, em inglês, ‘Sodium Lauril Slufat’, é nos champôs que este composto químico está mais presente.

É usado principalmente nas marcas mais acessíveis, vendidas em super mercados, e o responsável pelo espuma conseguido quando o produto entra em contato com a água. Além disso, o sulfato tem a função de eliminar a gordura presente no cabelo e pele, mas fá-lo ‘em demasia’, já que destrói os lípidos naturais e leva à irritação e comichão da pele e couro cabeludo. É pois daí que vem a caspa e secura extrema.

Ainda, várias análises apontam o risco de toxidade deste composto quando em contato com o couro cabeludo, que prejudica gravemente vários órgãos vitais do corpo humano.

O Lavanguardia relembra um estudo de 2007 que provou que, em 24 horas, a exposição a uma pequena quantidade do sulfato em questão tem a capacidade de eliminar a água transepidérmica do estrato córneo, a camada mais externa da pele, o que pode levar a inflamações cutâneas.

Outro estudo, ainda mais alarmante, alega que quando em contato com outros químicos, o lauriléter sulfato de sódio pode levar ao surgimento de 1,4-Dioxano, substância que o fígado não tem capacidade de metabolizar, o que leva à sua acumulação que é, por alguns especialistas, prevista como causadora de tumores cancerígenas, ainda que a FDA (Food and Drugs Administration) considere as fórmulas à venda livres de perigo.

Em todo o caso, a melhor alternativa será os champôs naturais. Livres de químicos e com muito menos espuma, é uma opção muito menos agressiva que cada vez mais encontra em lojas especializadas ou de cosmética numa gama variada a vários tipos de cabelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório