Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Esta é uma das piores consequências do uso exagerado das redes sociais

O problema afeta principalmente os jovens, faixa etária que mais utiliza as redes sociais.

Esta é uma das piores consequências do uso exagerado das redes sociais
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Redes Sociais

Défice de atenção com hiperatividade, ou ADHD, sigla em inglês, foi a consequência que um grupo de investigadores californianos apontou ao uso de redes sociais e que descreve como (e explica o porquê se o ser) bastante grave.

Ao ser apontado como mais um sintoma proveniente desta forma de uso da internet, os investigadores esperam que o défice de atenção com hiperatividade ganhe reconhecimento, algo que não foi feito nos últimos anos com este problema que era maioritariamente associado a uma faixa etária bem mais nova e que agora se sabe afetar adolescentes e jovens adultos.

É por isso que a amostra de estudo ganhou, em poucos meses uma nova perspetiva acerca do seu próprio estado de saúde psicológica.

A análise, feita a mais de 2500 jovens entre os 15 e os 16 anos de idade, abordou um ângulo diferente de estudos previamente feitos, que se basearam nos comportamentos associados à televisão e videojogos. Pelo contrário, o recente estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia do Sul é visto como um dos primeiros que olha para os tempos mais modernos e atuais da era digital.

É então com base na referida investigação que se conclui que jovens que apresentam indícios de défice de atenção e hiperatividade são os mesmos que verificam as redes sociais várias vezes ao dia, sendo esta a forma mais comum de atividade nos media. Menos comum, são a escrita de textos, partilha de vídeos em streamming ou pesquisa de músicas online.

Apesar dos dados recolhidos, os autores do estudo esclarecem não ser possível, através dos mesmos, apontar com toda as certezas a relação entre os sintomas do problema e o uso de redes sociais, uma vez que a recolha de informação foi feita através de auto-relatório, partilhado por cada um dos jovens pertencentes à amostra. Contudo, é certo que, nos momentos de distração, as redes sociais têm um relevante papel, sendo em muitos dos casos o motivo da distração em si.

As consequências desta situação passam por falta de foco, que se traduz numa grande dificuldade em completar uma tarefa sem se distrair com os mais mínimos fatores, fatores estes que são estimulados pelas cores, sons, luzes e outras formas de chamada de atenção com que contam as redes sociais que ‘prendem’ a atenção, principalmente de um público ainda em desenvolvimento como é o caso dos adolescentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório