Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

A seguir ao Alzheimer, este é o tipo de demência mais comum

Falamos da demência vascular, um problema que afeta grande parte da população idosa.

A seguir ao Alzheimer, este é o tipo de demência mais comum
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Demência

É raro em indivíduos com menos de 65 anos, mas a partir desta idade, a demência vascular pode acontecer aquando de uma redução do aporte de oxigénio e nutrientes no cérebro, através do sangue, essenciais ao seu bom funcionamento.

Tal acontece quando o sistema vascular, por onde tais nutrientes são transportados é quebrado ou bloqueado. O motivo pode ser simplesmente a idade.

Diz o Mirror que o risco deste tipo de demência duplica a cada cinco anos, após os 65 anos, mas há mais fatores que aumentam o risco como ataque cardíaco, diabetes ou AVC ou mesmo aumento de peso e colesterol alto.

Por todos estes sintomas, depreende-se que uma vida saudável, onde o exercício físico está presente assim como a alimentação equilibrada e o consumo de álcool é apenas moderado, será o primeiro passo para evitar este comum problema.

Por se apontar a pressão arterial, medicação que o contorne é também uma boa solução o que permite concluir que a grande prevalência da demência vascular deve-se, principalmente, à falta de informação.

Por fim, e embora se saiba a origem do problema, ao contrário do que acontece no Alzheimer, os sintomas são semelhantes e passam por esquecimento e dificuldade em falar, pensar e racionalizar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório