A seguir ao Alzheimer, este é o tipo de demência mais comum

Falamos da demência vascular, um problema que afeta grande parte da população idosa.

Controlo da doença crónica pode evitar um em cada três casos de demência

© iStock

Mariana Botelho
18/07/2018 08:00 ‧ 18/07/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Demência

É raro em indivíduos com menos de 65 anos, mas a partir desta idade, a demência vascular pode acontecer aquando de uma redução do aporte de oxigénio e nutrientes no cérebro, através do sangue, essenciais ao seu bom funcionamento.

Tal acontece quando o sistema vascular, por onde tais nutrientes são transportados é quebrado ou bloqueado. O motivo pode ser simplesmente a idade.

Diz o Mirror que o risco deste tipo de demência duplica a cada cinco anos, após os 65 anos, mas há mais fatores que aumentam o risco como ataque cardíaco, diabetes ou AVC ou mesmo aumento de peso e colesterol alto.

Por todos estes sintomas, depreende-se que uma vida saudável, onde o exercício físico está presente assim como a alimentação equilibrada e o consumo de álcool é apenas moderado, será o primeiro passo para evitar este comum problema.

Por se apontar a pressão arterial, medicação que o contorne é também uma boa solução o que permite concluir que a grande prevalência da demência vascular deve-se, principalmente, à falta de informação.

Por fim, e embora se saiba a origem do problema, ao contrário do que acontece no Alzheimer, os sintomas são semelhantes e passam por esquecimento e dificuldade em falar, pensar e racionalizar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas