Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cinco mitos bizarros sobre o corpo humano (da gordura à impotência)

Qual o formato de corpo ideal? Ter barriga é mesmo prejudicial à saúde? Os ‘gordinhos’ são piores na cama?

Cinco mitos bizarros sobre o corpo humano (da gordura à impotência)
Notícias ao Minuto

20:06 - 22/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Está preparado?

A BBC Future analisou vários estudos científicos e partiu em busca da verdade acerca de cinco mitos comuns e que são vulgarmente aceites como factos.

A saber: o que parece mais óbvio nem sempre é verdade...

1. Obesos não têm o metabolismo mais lento

O que acontece é que as pessoas mais pesadas têm por sua vez órgãos maiores, e que consomem mais energia.

É um facto que o tecido muscular consome cerca de três vezes mais energia do que a gordura, mas as células dos outros órgãos são ainda mais ‘famintas’, conforme demonstrou um recente estudo realizado por investigadores do Instituto Alemão de Nutrição, e publicado no Journal of Nutritional Sciences.

Quem é obeso tem órgãos maiores e mais células que necessitam de ser abastecidos, comparativamente aos indivíduos mais elegantes. Como tal: o consumo geral de energia num indivíduo acima do peso – ou seu metabolismo basal – é maior.

2. Ter gordura nos glúteos não é melhor do que ter barriga

Alguns cientistas já defenderam que o chamado ‘corpo de pera’ (que acumula gordura nos glúteos) é mais saudável do que um corpo com formato de maçã (que acumula o excesso de peso em torno da barriga). Não é bem assim.

Todavia, uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, sugere que essa gordura dos glúteos também liberta substâncias prejudiciais. Constituindo igualmente um fator de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas e de diabetes.

3. Na Europa, a maioria das mulheres tem a forma de um retângulo

Apesar de muitas mulheres gostarem de se descrever como tendo uma ‘silhueta de ampulheta’, ressonâncias magnéticas em 3D mostram algo diferente.

Quando investigadores da Universidade Manchester Metropolitan, no Reino Unido, usaram essa técnica para avaliar 240 mulheres, descobriram que 63% delas tinham medidas semelhantes de busto, cintura e ombros, e uma anca menor, o que as aproxima mais da figura de um ‘retângulo’.

De facto, apenas 13% das mulheres estudadas tinham a desejada figura de ampulheta.

O estudo também revelou que as mulheres tendem a ficar mais ‘retangulares’ com a idade: e que 80% das que têm mais de 56 anos se encaixam nessa categoria.

4. Os ‘seios masculinos’ não são apenas gordura, mas mamas de verdade

Apesar de a ginecomastia (ou ‘seios masculinos’) normalmente surgir associada ao excesso de peso, não se trata apenas da acumulação de gordura.

Na realidade, e na maioria dos casos, esse volume é provocado pelo aumento do tecido mamário.

Homens que estão acima do peso às vezes desenvolvem esse aumento porque as células de gordura produzem o hormona feminina estrogénio, que estimula o crescimento das mamas.

5. Homens mais gordos podem manter uma ereção por mais tempo do que os magros

Um grupo de investigadores turco analisou 200 homens relativamente ao seu desempenho sexual, e apurou que aqueles com um maior índice de massa corporal (IMC) e com uma barriga mais pretuberante conseguiam manter uma ereção, em média, por 7,3 minutos.

Já naquela pesquisa, a ereção dos mais magros durava somente minutos, e tinham ainda uma maior propensão para sofrerem de ejaculação precoce.

Os investigadores creem que a explicação mais provável para tal, se deve ao menor nível de testosterona nesses indivíduos, já que aquela hormona costuma andar de mãos dadas com a obesidade.

No entanto, apesar de homens mais gordos terem ereções mais duradouras, estes costumam sofrer mais para conseguir ter uma: sendo o excesso de peso é uma das principais causas da disfunção erétil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório