A diabetes é uma doença crónica que provoca o aumento súbito e em demasia do açúcar no sangue.
Enquanto que a maioria dos indivíduos que sofre de diabetes do tipo 1 nasce com a patologia, o tipo 2 pode aparecer em qualquer momento. E ocorre sobretudo, devido a certos hábitos de estilo de vida prejudiciais, tais como, a ingestão de dietas pouco saudáveis e a pouca prática de exercício físico.
Relativamente à diabetes de tipo 2, o pâncreas não produz insulina suficiente ou o organismo em si não reage à insulina. Esta hormona produzida pelo pâncreas é responsável por controlar a quantidade de glucose presente no sangue.
Para os indivíduos que sofrem com esta patologia, os médicos recomendam a ingestão de dietas baixas em gordura, açúcar e sal, e ricas em fruta fresca e vegetais.
E agora um estudo publicado no periódico Plant Foods for Human Nutrition, apurou que comer pepino promove a redução dos níveis de açúcar no sangue.
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores alimentaram ratos que sofriam de diabetes com casca de pepino e de abóbora, de modo a entenderem se tal impactava nos índices de açúcar presentes no seu sangue.
Os cientistas apuraram que os animais que ingeriram a casca do pepino viram reduzidos substancialmente os seus níveis de glucose.
Segundo aquele estudo, o pepino pode ajudar na manutenção da saúde dos diabéticos, já que é um alimento que contém um alto teor de fibra, e que desacelera a digestão de hidratos de carbono e de açúcar, o que por sua vez diminui os níveis de açúcar no sangue.