Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Qual a quantidade de glúten que há na comida sem glúten? (sim, leu bem)

Os alimentos sem glúten, afinal contém glúten. Confuso, certo?

Qual a quantidade de glúten que há na comida sem glúten? (sim, leu bem)
Notícias ao Minuto

21:00 - 17/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Paradoxo

Em quase todo o mundo, para que um alimento possa ser rotulado de ‘sem glúten’ é necessário que contenha menos de 20 partes por milhão (ppm) daquele nutriente. O que significa que a comida sem glúten, não está totalmente livre de glúten. Contendo pequenas quantidades, consideradas seguras para quem sofre de doença celíaca.

A doença celíaca afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, e estima-se que em Portugal entre 1 a 3% da população sofra da patologia autoimune. Quando os celíacos consomem glúten o seu sistema imunitário destrói a vilosidade no intestino delgado. Noutras palavras: não conseguem absorver nutrientes.

Porém, qual é a quantidade segura de glúten que um celíaco pode consumir?

Não existe um número padrão ou oficial que dite a quantidade de glúten que quem sofre de doença celíaca pode de facto ingerir, sem danificar os intestinos.

Alguns estudos sugerem que consumir cerca de 10 miligramas diários pode provocar sintomas, enquanto que outras pesquisas indicam que ingerir 80 miligramas não é de todo nocivo.

De acordo com os especialistas, cada individuo é um caso e tem o seu limite – tratando-se de um processo algo semelhante à ingestão de álcool.

Em declarações para a publicação Metro UK, um porta-voz da organização para doentes celíacos Coeliac UK, garantiu: “Quem sofre desta patologia pode comer uma quantidade ilimitada de produtos que contenham menos de 20 ppm ou menos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório