Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Nike PhantomVSN, as sapatilhas que vão mudar o jogo

Tradicionalmente, o design de umas botas de futebol começa com um esboço, mas não há nada de tradicional nas novas PhantomVSN.

Nike PhantomVSN, as sapatilhas que vão mudar o jogo
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ícones

Para criar algo diferente e melhor, o designer Phil Woodman começou a criar esta bota de dentro para fora. Isso resultou numa nova estrutura patenteada que vai ser estreada no futebol com as PhantomVSN, e que será adaptada a outras sapatilhas da Nike.

"Desenvolvemos uma estrutura interna de malha Quadfit que se ajusta a qualquer pé, mas mantém a sua forma e não estica demais", diz Woodman. "Quadfit contém o pé sem o contrair."

Embora não seja visível do exterior, o impacto é imediato no interior. "Os jogadores estão acostumados à inconveniência de se adaptarem às botas", explica Woodman, "mas as PhantomVSN estão prontas para se poder jogar desde o primeiro momento.”

O desempenho do tecido Quadfit é ideal porque não tem o handicap de elasticidade normalmente presente nos tecidos. Os quatro eixos de fibras ajustam-se ao pé do jogador e fornecem suporte/apoio em todas as direções. Funciona devido à orientação única das fibras e à separação entre elas; os espaços vazios distribuem a carga do pé e reduzem o atrito. O resultado é um ajuste incrível numa ampla gama de estruturas exclusivas para os pés.

Notícias ao Minuto© Nike

Outro elemento invisível incluído no interior das PhantomVSN é o sistema Ghost Lace, cujo nome é muito apropriado. "Pesquisámos muito, falámos com os jogadores e analisámos os dados no laboratório", explica Woodman. “E os resultados são unânimes em favor dos atacadores para fornecer um ajuste personalizado para cada jogador", conclui.

Para melhorar os tradicionais atacadores, os pontos de contato do Ghost Lace foram minimizados e foi implementada uma estrutura de tração para se obter o mesmo grau de tensão em todo o pé. Os atacadores podem ser escondidos discretamente para se obter uma superfície de impacto uniforme.

As inovações ocultas das PhantomVSN foram aplicadas na parte superior altamente texturizada da Nike Flyknit, projetada para garantir um excelente toque.

A posição da textura triangular foi baseada nos dados fornecidos pelo NSRL (Nike Sport Research Lab) sobre o controlo de bola. Esse detalhe é ainda mais proeminente com o símbolo visual dominante das botas, o triângulo central. "O triângulo cobre aproximadamente a superfície de três importantes ossos do pé: o calcâneo, o tálus e a cabeça do primeiro metatarsal. Isso proporciona assim uma conexão intuitiva com a área que, de acordo com as nossas investigações, é fundamental para controlar a bola.".

Os testes do NSRL confirmam que quanto menor é o ponto do triângulo com o qual a bola é controlada, maior é o grau de controlo para iniciar o ataque. "Quando pensamos nos utilizadores das Phantom, imaginamos um lutador que domine a arte de navegar em espaços estreitos e que também tenha a capacidade de detetar rotas de ataque que outras pessoas não conseguem ver", comenta Woodman.

O futebol em todo o tipo de superfícies tem desempenhado um papel muito importante no design das PhantomVSN, e faz sentido que esta versão das botas tenha sido criada com grande atenção aos detalhes e com a melhor tecnologia da Nike, incluindo amortecimento NikeReact e um peito do pé extra durável para suportar o uso urbano.

A versão com pítons tem um padrão de tração completamente novo baseado na análise de elementos finitos (FEA, sigla em inglês) o que permite rápidas mudanças de direção em todas as direções. Os pítons estão localizados numa placa leve e reativa com suporte zonal aprimorado para o pé.

Todas as versões das PhantomVSN, tanto com pítons como para o futebol em todos os tipos de superfícies, são projetadas para suportar as condições meteorológicas devido ao revestimento ACC (All Conditions Control) que protege o produto.

A longa lista de jogadores da Nike que vão jogar com as PhantomVSN inclui Philippe Coutinho, Kevin De Bruyne, Mallory Pugh, Fran Kirby e Leon Goretzka.

As PhantomVSN vão estar disponíveis em preto no dia 18 de julho, em vermelho a 30 de julho e em cinza no dia 6 de agosto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório