Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Exostose: A comum lesão que afeta surfistas e não só

É comummente associada a surfistas por ser proveniente da constante exposição a vento e água fria.

Exostose: A comum lesão que afeta surfistas e não só
Notícias ao Minuto

11:15 - 17/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Lesados

Ouvido de surfista é a denominação mais dada ao anormal crescimento de um osso dentro do canal do ouvido humano. Com o ouvido molhado, a grande exposição ao vento leva ao desenvolvimento de pequenos ‘caroços’ que o próprio organismo cria como forma de proteger o tímpano.

Contudo, o crescimento de tal osso extra é contínuo e em certos casos (aqueles em que a exposição a vento e água fria é mais constante) o seu desenvolvimento pode ser um aspeto bastante grave ao ponto de obrigar à sua remoção através de cirurgia.

A empresa Surf Ears, que vende produtos de proteção do ouvido como forma de prevenir o ‘ouvido de surfista’, refere que este é um problema bastante comum. A comprová-lo, ainda que com uma pequena amostra, analisaram durante um evento de surf a saúde auditiva de 27 surfistas (profissionais ou não), concluindo que 70% sofriam de exostose, 84% dos quais mantinham o problema há dez ou mais anos.

Um estudo mais completo, avançado pela Universidade Bond em 2016 já havia revelado ser este um sintoma bastante comum entre surfistas, entre os quais o constante desenvolvimento do osso era frequente e ainda mais o surgimento do problema em ambos os ouvidos.

Para os surfistas, a pior parte do tratamento será provavelmente a necessidade de se manter fora de água aquando da recuperação pós cirúrgica. Além disso, a cirurgia não previne que a exostose se volte a desenvolver quando o corpo for exposto às mesmas condições. Por estes dois fortes argumentos, a prevenção será de facto a melhor opção e é aqui que a Surf Ears se vende, com tampões que se assemelham a auscultadores e protegem todo o aparelho ocular ao contrariar a necessidade de o corpo desenvolver um corpo que proteja o tímpano.

Note-se que esta é uma lesão cada vez mais comum, apontada como contrapartida ao desenvolvimento de melhores fatos de surf, que pela sua qualidade permitem que o surfista passe bastante mais tempo no mar, mesmo em tempo bastante frio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório