Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Açúcar, gordura ou hidratos? Parece que apenas um leva ao aumento de peso

Cientistas não esperavam tal conclusão, mas apontam o inequívoco resultado de que o aumento de peso se deve apenas ao consumo de um destes constituintes.

Açúcar, gordura ou hidratos? Parece que apenas um leva ao aumento de peso
Notícias ao Minuto

09:45 - 17/07/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dieta

Sempre que ingere mais calorias do que aquelas que gasta, à partida, irá acumulá-las sob a forma de gordura, levando ao aumento de peso. A fórmula parece simples, mas como em qualquer área da ciência, as respostas não são 100% fidedignas e cada tema é aberto a novas pesquisas e discussões.

Por isso, a pesquisa publicada esta semana pela Academia Chinesa de Ciências, em Beijing, abordou uma questão bastante simples: o consumo de diferentes dietas e sua relação com aumento de peso em mamíferos.

Do vasto estudo feito em ratos de laboratório, que foram expostos a nove distintas rotinas alimentares, conclui-se que “o único aspeto que leva a que os ratos engordem é o consumo de mais gordura”, lê-se no Mirror.

A par da gordura, as outras ‘bases’ da dieta alimentar em teste passaram por proteína, hidratos de carbono e açúcar refinado. Estes dois últimos, comummente relacionados com o aumento de peso, algo que o referido grupo de investigação agora refuta, ainda que não os aponte como saudáveis até porque o impacto da gordura no organismo é tanto maior quanto mais for conjugado a alimentos ricos em açúcar refinado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório