Meteorologia

  • 06 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Açúcar, gordura ou hidratos? Parece que apenas um leva ao aumento de peso

Cientistas não esperavam tal conclusão, mas apontam o inequívoco resultado de que o aumento de peso se deve apenas ao consumo de um destes constituintes.

Açúcar, gordura ou hidratos? Parece que apenas um leva ao aumento de peso

Sempre que ingere mais calorias do que aquelas que gasta, à partida, irá acumulá-las sob a forma de gordura, levando ao aumento de peso. A fórmula parece simples, mas como em qualquer área da ciência, as respostas não são 100% fidedignas e cada tema é aberto a novas pesquisas e discussões.

Por isso, a pesquisa publicada esta semana pela Academia Chinesa de Ciências, em Beijing, abordou uma questão bastante simples: o consumo de diferentes dietas e sua relação com aumento de peso em mamíferos.

Do vasto estudo feito em ratos de laboratório, que foram expostos a nove distintas rotinas alimentares, conclui-se que “o único aspeto que leva a que os ratos engordem é o consumo de mais gordura”, lê-se no Mirror.

A par da gordura, as outras ‘bases’ da dieta alimentar em teste passaram por proteína, hidratos de carbono e açúcar refinado. Estes dois últimos, comummente relacionados com o aumento de peso, algo que o referido grupo de investigação agora refuta, ainda que não os aponte como saudáveis até porque o impacto da gordura no organismo é tanto maior quanto mais for conjugado a alimentos ricos em açúcar refinado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório