Meteorologia

  • 30 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 14º

Beleza segura: Saiba identificar se o seu batom é nocivo

Sabemos que não são para se comer, mas em muitos casos, o cuidado para não ingerir certos produtos de beleza é acrescido.

Beleza segura: Saiba identificar se o seu batom é nocivo
Notícias ao Minuto

09:00 - 17/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Beleza

O alerta foi feito pela OCU, ‘Organización de Consumidores y Usuarios’ de Espanha, mas sabe-se que o perigo não se cinge ao território espanhol. Pelo contrário, é generalizada a presença de produtos labiais compostos por derivados de petróleo que, caso ingeridos, podem ser altamente prejudiciais.

Quem mantém uma rotina de beleza cuidada, em específico para os lábios, não descura da utilização de hidratante labial tanto no inverno, pelo frio que ‘corta’ os lábios, como no verão, em que o sol e água salgada constantes deixam-nos demasiado secos. Ainda que tal cuidado deva ser mantido, há que ter em atenção os constituintes do produto e evitar aqueles que contenham derivados do petróleo – aspeto comum à maioria dos produtos, mesmo que falemos de batons específicos para lábios sensíveis, a não ser os casos de produtos de origem natural.

Entre estes, os produtos mais tóxicos que a OCU aponta são a MOSH (Mineral Oils Saturated Hydrocarbons) e a MOAH (Mineral Oils Aromatic Hydrocarbons), cujo risco pode chegar à alteração do DNA de quem o usa, tendo como possível consequência o desenvolvimento de cancro.

Embora possam ser prejudiciais, há autorização legal para que os mesmos sejam utilizados em produtos de cosmética, restando por isso o cuidado em não ingerir o creme labial em questão, o que se torna impossível de garantir quando o caso passa por produto aplicado nos lábios.

Assim, a melhor forma de se prevenir passa pela preferência por produtos naturais. Procure um cujo principal ingrediente seja a manteiga (de karité ou mesmo de cacau, por exemplo) – ingrediente super hidratante que garante a suavidade dos lábios e combate a irritação. Também a cera de abelha tem propriedades aconselhadas já que é altamente nutritivo, anti-bacteriano, antialergénico e antioxidante.

Outro ingrediente a ter em conta são os azeites vegetais – o de coco, amêndoas ou azeitona garantem hidratação e elasticidade da pele.

Felizmente, os produtos de cosmética são cada vez mais comuns em lojas especializadas ou farmácias. Valerá a pena, sem dúvida, optar por esta via, que é completa e serve de base para os lábios à aplicação de um batom de cor, cujo principal propósito é o aspeto visual e não a proteção e aporte de nutrientes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório